Ciclo menstrual x saúde dos cabelos

[img=1]

O ciclo menstrual gera uma série de alterações físicas e psicológicas no metabolismo feminino. Oscilações de humor, inchaço, sensibilidade nas mamas e vontade de chorar com propaganda de manteiga são mudanças com as quais as mulheres já estão acostumadas a lidar, todo santo mês na TPM. Não bastasse isso, existe outra parte do corpo que sofre diretamente com o sobe e desce dos hormônios: os cabelos.

“Nesse período as mulheres mudam o PH do couro cabeludo e isso aumenta a oleosidade dos fios”, explica o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo. Essas modificações acontecem porque, nessa fase, há uma queda na quantidade de hormônio feminino circulante. Sendo assim, a testosterona, que é hormônio masculino, pode atuar com maior intensidade, estimulando as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo no couro cabeludo.

Segundo Valcinir, outra característica do período menstrual é a queda dos cabelos. Isso acontece porque, nessa época, as mulheres perdem muito ferro e isso faz com que os fios fiquem enfraquecidos e caiam. Pessoas que têm um fluxo muito intenso devem inclusive cuidar da alimentação, no intuito de prevenir a anemia. E cuidado para não se render ao desejo de atacar doces e massas. O melhor é comer alimentos ricos em proteínas e vitaminas, devolvendo ao organismo os nutrientes perdidos e melhorando, assim, a aparência dos cabelos.

Geralmente os fios voltam ao normal, após o término da menstruação. “Mas quando a pessoa tem algum problema, como ovários policísticos, por exemplo, isso pode não acontecer”, explica o dermatologista. Diante disso, é importante fazer visitas periódicas ao ginecologista e controlar a saúde íntima.


De forma ponderada ou excessiva, os efeitos decorrentes das alterações hormonais sempre se farão presentes nos cabelos das mulheres. Mas é possível amenizá-los com alguns cuidados. “Uma boa maneira de protegê-los é usar produtos do tipo leave-in ou com silicone em sua composição”, ensina Valcinir. Lavar os cabelos com água morna ou fria também é uma boa maneira de prevenir a oleosidade causada pelos hormônios e devolver o brilho às madeixas.

Por Cínthya Dávila (MBPress)

Comente