Cada cabelo, um pente

Cada cabelo um pente

Pente é um acessório indispensável no dia a dia. Tem de madeira, silicone, plástico, carbono e até ionizados. Certamente você tem o seu preferido, de estimação. Mas será que ele é o ideal para o seu tipo de cabelo?

Quando os cabelos estão molhados ficam mais elásticos e, neste estado, o risco de quebra é maior. Por isto, não se deve desembaraçá-los durante o banho. "O melhor é um pente de dentes largos, para qualquer tipo de cabelo, pois ele é o que desembaraça melhor, com menos quebra", garante Alinne Saraiva, coordenadora técnica do salão LunaBlu, em São Paulo.

Alguns tipos de cabelos, mesmo estando secos, são mais propensos a quebra. É o caso dos finos, principalmente se forem longos. Para evitar este tipo de dano diário, Ivan Luiz cabeleireiro da rede paulista Studio W, dá uma dica importante: "Para este tipo de cabelo eu uso sempre os de dentes largos, assim não corro o risco de quebrá-los".

Outro problema são os com fios muito elétricos, arrepiados. "Para cabelos lisos e finos, que geralmente possuem muita eletricidade estática, pode-se usar a versão em madeira, que ajuda a reduzir", indica Alinne. Cabelos cacheados também sofrem deste mesmo mal e, para eles, Ivan dá a dica: "Pente com dentes largos de preferência de madeira, pois diminui o arrepiado". Ele garante que este tipo de pente também é muito indicado para cabelos quimicamente tratados.

Se o seu cabelo vai contra esta maré e faz parte dos resistentes, de fios grossos, o cabeleireiro indica os pentes de plástico e de dentes largos. "São mais duradouros e possuem dentes abertos, assim fica mais fácil de pentear", garante.

[galeria]


Se você tem cabelo afro e quer deixá-lo com bastante estilo, ambos profissionais recomendam o pente tipo garfo, com base em metal. "Se quer o efeito Black, use-o após desembaraçar, com o pente de dentes largos", ensina Alinne. Ivan Luiz lembra que, ao contrário do que muita gente pensa, os cabelos afros são muito sensíveis. Então, deve-se tomar muito cuidado, inclusive com o pente usado! Ele sugere os das marcas Kérastase e ProArt. Fica a dica.

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente