Cabelos tingidos - cuidados redobrados no verão

Cabelos tingidos  cuidados redobrados no verão

Ah, o verão. Época de brilhar e, com certeza, se cuidar muito, principalmente dos cabelos, que são um dos que mais sofrem nessa época do ano. Praia, sol, mar, piscina, vento e poluição são apenas alguns dos fatores que podem deixar as madeixas ressecadas e com o aspecto de palha. E se você tem os cabelos tingidos? Pior ainda, pois os cuidados devem ser redobrados.

Para te ajudar nessa tarefa, o Vila Batom foi atrás de alguns especialistas que deixaram algumas dicas preciosas para ajudar você a manter as madeixas lindas, mesmo com tanta maré contra.

O primeiro passo é ficar consciente daquilo que prejudica o cabelo no verão. "A exposição ao sol, o atrito com o vento, a areia, a água do mar, e a ação das substâncias químicas da piscina como o cloro, são fatores externos importantes que exigem cuidados ultra especiais, especialmente no verão. Esses fatores deixam os fios secos, opacos, desbotados e rebeldes, pois abrem as escamas que formam a parte externa do fio (cutícula), deixando o interior fragilizado e predisposto a alterações como ressecamento, quebra e perda de elasticidade", esclarece o hairstylist Cléber Lopes, do Cléber Lopes Beauty and Life Institute, em São Paulo.

E as loirinhas que se cuidem. O hairstylist Marcos Coraza, do Gilberto Cabeleireiros, em São Paulo, afirma que os cabelos clareados são os que mais sofrem, porque são os mais comprometidos no processo de descoloração. "Quanto mais claro, maior a perda de pigmentos coloridos devido à porosidade", alerta o profissional.

E as ruivas também têm que dar uma atençãozinha extra às madeixas. "Os cabelos vermelhos também sofrem mais porque têm menos proteção, tanto da queratina, quanto da melanina (que protege contra os raios solares)", explica Cléber.

E falando em raios solares, Cléber deixa claro que todos os tipos de cabelo, inclusive os não tingidos, devem receber uma quantidade de protetor solar. "No dia-a-dia pode-se usar um protetor em spray que é mais fino e não pesa no cabelo. Se for para a praia, pode caprichar no protetor solar em creme. Se entrar na água do mar ou na piscina, com cloro, lave os cabelos com água mineral e reaplique o protetor", ensina.

E fique esperta, só porque você vai hidratar os cabelos quando voltar da praia, não significa que não tenha que tratá-los antes da viagem também. "Normalmente as pessoas deixam para hidratar os cabelos depois que voltam da praia, mas isso é um erro. Os cabelos devem ir saudáveis para poder resistir à ação do tempo", afirma Marcos. O profissional deixa claro que se um cabelo já está poroso e fraco antes da diversão, ele provavelmente não resistirá por muito tempo durante ela. "E fazer tratamento depois pode não ter um resultados muito satisfatório", completa.

[galeria]

Para não ter maiores problemas, Marcos indica uma solução simples e barata para você cuidar das madeixas em casa mesmo. "Compre uma máscara capilar, no salão ou em lojas especializadas que tenham produtos próprios para cabelos coloridos. Lave seus cabelos com um xampu anti-resíduo, enxugue bem com uma toalha e aplique a máscara - quantidade do tamanho de uma moeda de R$ 1. Distribua uniformemente por todo o fio - menos no couro cabeludo - deixe agir por 15 minutos e enxágue". Fazendo esse procedimento semanalmente, Marcos garante que isso manterá seu cabelo protegido até que você possa fazer uma hidratação profunda no salão. Além disso, o cabeleireiro indica - a cada dois meses - fazer uma cauterização.

Outra dica preciosa é dada por Cléber. Uma receitinha que você também pode fazer em casa e garante ótimos resultados. "Lave seus cabelos com xampu de costume e aplique uma máscara hidratante que contenha glicídios, protídeos e lipídeos, responsáveis por restabelecer o equilíbrio nutritivo da fibra capilar da raiz às pontas. Umedeça uma toalha de rosto grande, deixe no micro-ondas por dois minutos e envolva a toalha em seus cabelos", ensina Cléber. Ele sugere os produtos da marca Kérastase (linha Soleil).


Agora você pode deixar seus cabelos tingidos mais sedosos e hidratados, mesmo no verão. E nunca se esqueça de que o mais importante de tudo é sempre consultar um cabeleireiro profissional, que irá avaliar o seu cabelo e lhe indicar os tratamentos e produtos corretos.

Por Tissiane Vicentin (MBPress)

Comente