Cabelos longos - dicas e produtos para manter as madeixas

Cabelos longos  dicas e produtos para manter as ma

Foto: SXC

As tendências mudam constantemente, mas os cabelos compridos não saem de moda. Só que deixar os fios longos sempre bonitos não é tarefa fácil. Além de se gastar uma quantidade maior de produtos para manter a vitalidade, é preciso tomar alguns cuidados para não deixá-los quebradiços e sem brilho.

Uma boa maneira de manter um visual bonito é aparar as pontas periodicamente. A hairstylist Marina Marques, do salão Crystal Hair, orienta que o corte deve ser feito pelo menos de três em três meses. "Quando a ponta do fio está quebrada ou ressecada ela precisa de mais substâncias para aquele local. Quando o cabelo é cortado os fios ficam menos ressecados e precisam de menos substâncias em um local concentrado, o que garante mais brilho".

A frequência de lavagem varia de acordo com o tipo de couro cabeludo. Marina conta que existem pessoas que apresentam o couro cabeludo saudável e lavam o cabelo uma ou duas vezes na semana. E há também pessoas que não conseguem chegar ao fim do dia sem que fios estejam sujos, irritados e oleosos. Seja pela gordura produzida pelas glândulas sebáceas da pele ou pelo suor e poluição ambiente.

"O ideal é lavar em dias alternados ou a cada dois dias, mas é quase impossível pedir que as pessoas sigam esse hábito, principalmente se fazem academia, usam boné, aplicam géis ou outros produtos modeladores". Quanto à hidratação, uma dica: "Apesar de darem mais trabalho, os cabelos longos devem ser hidratados de duas em duas semanas, principalmente se receberam alguma química."

No mercado, existem os mais diferentes tipos de produtos. Então, antes de montar o seu kit, procure ver se eles são próprios para o seu tipo de cabelo. Para ajudar você, Marina indica dois produtos que para ela são indispensáveis: "Tenha sempre um leave-in de boa qualidade, que serve para assentar os fios e deixá-los hidratados o dia todo. E também um creme de hidratação noturna".


Na hora de dormir outros cuidados precisam ser tomados. Eles podem até ficar presos, desde que fiquem frouxos. E nunca use elástico de dinheiro, pois, segundo a hairstylist, ele agarra os fios e os quebra. "E para pentear, de preferência aos pentes de madeira ou com dentes largos, pois tiram os frizz e não quebram", orienta Marina.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente