Cabelos lisos e finos

Cabelos lisos e finos

Xuxa. Foto: João Miguel Junior.

Quem tem o cabelo liso e fino, parecido com o de criança, às vezes sofre com a saúde dos fios. Mas saiba que não é por ter essas características que as madeixas precisam ser mais fracas. Segundo Nando Ardessore, hair stylist e sócio do L’Officiel III, de São Paulo, se cuidados corretamente, com produtos profissionais, esses fios ganham tanta vitalidade quanto os cabelos volumosos.

O melhor corte para que tem cabelo desse tipo é o curto, do tipo Xuxa, por que dão mais volume aos fios. Vale abusar de cortes não simétricos e, quem sabe, investir numa franja. Se ainda preferir os fios longos, cuide na hora de repicar, para não suavizar ainda mais o volume. Corte com camadas longas são a melhor opção.

Mas é claro que existem truques para ajudar a deixar o look ainda melhor. Nando indica sempre o uso de xampu especial, para volume, além de fixador e cera, que dão um visual mais arrumado aos fios. “Secar sempre levantando a raiz do cabelo também ajuda”, ensina. Para cuidar do couro cabelo oleoso, prefira xampus neutros.

Na hora de colorir, é preciso tanto cuidado quanto em outro tipo de cabelo. “Tudo que é profissional não faz mal, mas deve ser usado de maneira correta, por colorista qualificado e respeitando o tempo certo”, sugere. “Não compre nada pelo cheiro ou pela embalagem bonita. Se tiver dúvida, consulte um especialista”, alerta Nando.


O cabelo fino é assim porque o cortex, uma das três partes do fio (as outras são cutícula e medula), tem o diâmetro pequeno. Isso pode ser genético ou, às vezes, resultado de problemas de saúde ou deficiências nutricionais. Um dermatologista pode ajudar a descobrir se o seu cabelo está fraquinho ou se é mesmo fininho de nascença.

Por Sabrina Passos (MBPress)

Comente