Cabelos - Dicas para hidratação caseira

Todo mundo sabe que os cabelos precisam de hidratação para ficar com um aspecto saudável. Muitos salões de beleza oferecem várias opções de cremes e tipos de tratamento, mas nem sempre dá para aproveitar essas técnicas, seja por falta de dinheiro ou até de tempo. Mas isso não é razão para deixar de cuidar das madeixas. Que tal fazer tudo em casa?

O primeiro passo é escolher o produto adequado para seus cabelos. Basta parar em qualquer drogaria, perfumaria ou supermercado para ver uma infinidade de opções de máscaras capilares, revitalizadores, cremes com enxágue, sem enxágue, de hidratação profunda...É aí que as dúvidas aparecem.

Quando se trata de hidratação, as máscaras são recomendadas. "Normalmente elas são mais concentradas e seu tempo de permanência nos fios é maior, daí a maior absorção de seus benefícios", afirma Carmen Marijuan, gerente de produto da marca Nouvelle, de produtos para cabelo.

A hair stylist Aimée Andrade, do Studio de Beleza Sonia Nesi, no Rio de Janeiro, indica também uma hidratação caseira com produtos que podem ser comprados no supermercado. A receita é um copo de iogurte natural, duas colheres de mel e uma de óleo de amêndoas. Basta aplicar nos fios e deixa agir por 20 minutos. "A fórmula é ideal para quem deseja hidratar e nutrir os fios" conta ela.

"A base de tratamento do produto deve conter ativos específicos para aquilo que lhe aflige em seus cabelos", explica Carmen. Siga as dicas:

Cabelos enfraquecidos: cremes a base de queratina, proteínas e aminoácidos;

Cabelos com queda: cremes a base de ervas tipo Jaborandi e Malva;

Cabelos ressecados e sem vida: cremes a base de manteigas vegetais e tutano vegetal;

Cabelos tingidos sem brilho: cremes com boa dose de silicone.

Depois de escolher um bom creme (ou investir na fórmula caseira), é hora de hidratar as madeixas. Sempre leia as instruções de uso do fabricante e faça tudo conforme o indicado. Isso evita que acidentes ocorram. "Também não se deve usar nada nos cabelos sujos, o ideal é lavá-los e desembaraçá-los. Depois, aplique o produto, distribuindo com cuidado, sem embolar os fios ou estirá-los e sem chegar às raízes", ensina Carmen.

Lavar os cabelos é importante, pois "quando lavamos, retiramos restos de poeira, de finalizadores e outros produtos que acabam funcionando como barreiras e atrapalhando a penetração dos tratamentos", diz. A aplicação do produto deve ser feita ainda com os cabelos molhados, mas é bom retirar o excesso de água também.

Algumas máscaras de tratamento pedem ou sugerem o uso de toucas térmicas. As duas profissionais concordam que vale sim usar esse recurso para conseguir um resultado melhor. "O calor ajuda muito na penetração dos ativos de tratamento nos fios, porque amolece as escamas dos cabelos e com os ativos de tratamento capilar, esse procedimento se intensifica", explica Carmen. "Tanto a touca quanto o vapor promovem a abertura da cutícula fazendo com que o creme penetre melhor nos fios", completa Aimée. Uma toalhinha quente na cabeça já ajuda bastante.


Outro recurso interessante é massagear os cabelos. Isso ativa a circulação sanguínea e retira as células mortas. "No couro cabeludo, os movimentos devem ser circulares, lentos e cuidadosos. Cinco minutos é o suficiente", orienta Carmen. "A massagem deve ser feita ao longo do fio, de cima para baixo e não na raiz", finaliza a Aimée.

Por Priscilla Nery (MBPress)