Cabelos crespos: como domá-los?

Cabelos crespos como domálos

O que fazer com os cabelos crespos? Será melhor recorrer ao relaxamento ou abusar do creme leave-in? Muitas mulheres não sabem como domar tais madeixas, mas para tudo tem uma solução. O cabeleireiro Rodrigo As, do salão Jacques Janine, explica como cuidar dos fios encrespados.

“Na verdade, existem algumas classificações entre cabelos crespos. Tem cabelo muito, muito crespo e a partir disso o grau diminui. Reduz a ondulação dele e, de acordo com cada grau de ondulação, pode adaptar um tratamento específico para eles”, conta o especialista.

Para os cabelos completamente crespos e muito secos é recomendado um procedimento com proteína, hidratação e menos queratina possível. “A tendência da queratina é deixar mais seco ainda”, explica Rodrigo. Mas apesar da dica, o cabeleireiro conta que para cada pessoa existe um tratamento específico. “Você tem que analisar o cabelo e sentir o grau de porosidade para indicar o melhor para os fios”, diz.

“Todo cabelo crespo precisa de controle. Depois de lavado e tratado, é importante usar leave-in. Para os fios secos, é melhor em creme, porque você consegue ter uma qualidade melhor”, conta o especialista.

É importante também fazer tratamento a cada 15 dias, em casa ou no salão, com óleos, ampolas, máscaras e shampoos específicos. Assim, os nutrientes que os fios perdem são repostos com a química.

As mulheres que não conseguem domar as madeixas optam pelo relaxamento. O cabeleireiro diz que o procedimento reduz de 15 a 35% o volume dos cabelos. Mas para quem quer alisá-los, ele afirma que não é o tratamento adequado. “Ele solta os cachos, mas quem quer fios lisos tem que recorrer ao alisamento. São produtos parecidos, mas técnicas diferentes”, esclarece.

Uma outra opção para cuidar dos cabelos crespos é o permanente afro. Ele cria uma nova ondulação nas madeixas e as deixa mais bonitas. “Mas a maioria ainda opta pelos cabelos lisos, por ser mais prático. Por isso, precisa usar o leave-in”, finaliza o especialista.

Leia também - Cortes para cabelos crespos

Fonte - MBPress

Comente