Cabelos crespos: aprenda a definir os cachos com Rayza Nicácio

RayzaNicáciocachos

Foto - Reprodução/Instagram

A blogueira Rayza Nicácio virou exemplo para mulheres com cabelos crespos. Hoje ela tem mais de 260 mil fãs no Facebook, a maioria atrás dos segredos dos cachos da morena. Acredite, ela já brigou muito com os cachos, mas desistiu, assumiu e hoje é feliz assim.

"Passei muitos anos tentando manter um cabelo liso com escova e chapinha. Resolvi assumir e definir os cachos por necessidade, quem fazia escova em mim era minha mãe e eu iria para o meu primeiro acampamento da igreja, não dava para manter a chapinha; ou fazia progressiva ou deixava natural. Experimentei sair em público com o cabelo cacheado e todos amaram, foi um passo para o meu processo de aceitação", relembra a blogueira.

E não é à toa que tantas mulheres admiram Rayza. Assumir os cachos em época de alisamentos requer coragem e autenticidade. "Apesar de termos nascido no Brasil onde mais da metade da população é negra, depois da invasão dos alisamentos definitivos, ainda não é muito comum vermos cabelos assumidos por ai. Além disso, nosso cabelo precisa de cuidados especiais, muita hidratação, cremes, reposição de umidade e oleosidade, que só são denominados especiais no período de adaptação, depois vira rotina", explica.

A adolescência é a fase mais difícil de se aceitar, cheia de crises e inseguranças. E com certeza, muitas meninas com cabelos crespos já passaram pela mesma situação de Rayza. A dica dela é sempre ter paciência. "No início não é fácil para ninguém, apesar de ter nascido com ele, não conhecemos o nosso cabelo antes de aprender a cuidar dele e claro, faça fitagem", aconselha. A fitagem é uma técnica de definição e hidratação dos cachos.

Veja como é feita a fitagem:

Outro motivo que leva as mulheres a camuflarem e alisarem os cabelos crespos é a dificuldade em mantê-los bonitos e hidratados. "A manutenção dos meus cachos começa no jeito de pentear, fazendo fitagem. Dormir com uma fronha de seda ou cetim e um leave-in fininho ou diluído em água para domar os fios no dia seguinte também são indispensáveis", revela Rayza. Um corte de cabelo certo também faz toda a diferença. Segundo Rayza, o corte reto não é indicado, pois a raiz fica baixa criando um efeito "cabeça de abajur". Um corte que dê leveza aos cachos, com mais ou menos volume e te faça se sentir bem, é o corte ideal.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: cachos cabelos crespos cabelos cacheados