Cabelos brancos - fazer luzes ou usar tintura?

cabelos brancos luzes

Foto:iStock/soup__studio

Quem tem os cabelos brancos está sempre procurando formas de cuidar, cobrir ou disfarçar. Cada mulher tem um estilo e assume os brancos ou não. Quem escolhe pintar já sabe da dificuldade para encontrar uma tintura que os cubra perfeitamente sem deixá-los ressecados.

Além da tintura, uma outra alternativa é ficar loira com luzes, e aí mulheres acabam seguindo aquele ditado popular que diz que todas as mulheres acabam ficando loiras, pois essa seria a forma mais simples de cobrir os brancos quando eles aparecem. Isso depende.

A primeira coisa a ser observada é a quantidade de cabelos brancos e sua localização na cabeça. Dá para disfarçar com cortes e outros truques, mas quando se fala em tintura, somente um profissional pode ajudar e lhe dar segurança sobre qual processo fazer: as luzes ou a tintura.

"O primeiro passo é conversar e descobrir qual a expectativa da mulher. Temos que levar em conta a quantidade de fios brancos, se a cliente tem poucos cabelos brancos, de 10% a 30% dos fios, dispersos pela cabeça ou localizados em certas regiões, como na parte frontal, ou se já está tomada pelos fios", analisa Katia Pacheco Barbosa, hair stylist e diretora do Salão Menta Pimenta em São Paulo.

Quando há apenas mechas grisalhas a melhor opção é usar um tonalizante, que age bem quando há poucos fios brancos localizados, por exemplo, nas têmporas. "O tonalizante é um coringa", fica a dica de Kátia.

Ela ainda nos deu uma receitinha para dar um "upgrade no visual", sempre com um profissional:

"Para cobrir e iluminar o rosto experimente fazer mechas nessa área frontal com papel-alumínio e descolorante e, em seguida, aplique um tonalizante para cobrir os fios brancos e igualar a cor. É possível também cobrir áreas grisalhas em cabelos escuros, sem risco de ocorrer avermelhamento, basta misturar o tonalizante com um pigmento". Este processo aumenta a penetração da cor nos fios brancos.

E uma recomendação final é: converse bastante com o profissional que você escolher para pintar seu cabelo, para depois não ficar frustrada com o resultado. Somente um especialista pode garantir uma cor perfeita, portanto, no caso de dúvidas, fale com quem entende de química, um especialista.


Por Giseli Miliozi

Comente