Cabelos - ajudinha para escolher os melhores produtos

Cabelo como escolher o melhor produto

O verão está chegando e com ele vem os banhos de mar e piscina para refrescar o corpo. No entanto, são os cabelos que sofrem com o excesso de água e períodos prolongados de exposição ao sol. Para evitar que os fios se danifiquem o cabeleireiro e educador do Centro de Formação e Especialização para Cabeleireiros D`Victor, Ernane Victor, lembra que a beleza e a saúde dos fios são garantidas basicamente com a escolha certa dos produtos.

De acordo com o cabeleireiro já está comprovado que o sol e a maresia provocam alteração na haste pilosa, desidratando e ressecando os cabelos. Mas, eles não são os únicos responsáveis. "O cloro, a forma errada de lavar os cabelos, assim como o uso de produtos inadequados e até dietas incorretas podem limitar aquele desejo comum das mulheres: ter um cabelo lindo e sedutor", diz.

No mercado existem inúmeras opções de produtos para tratar as madeixas, mas como escolher o produto certo? Segundo profissional, os produtos capilares ricos em aminoácidos, lipídios, colágeno, elastina, ceramidas, proteínas do trigo e da seda, manteiga de cupuaçu, quitosana, creatina ou cistina, que podem ser verificados nas embalagens. Ele lembra que não existe um único produto com todos esses componentes, mas a partir deles é possível fazer a escolha adequada.

"Outra dica é que o leave-in usado depois da lavagem dos fios necessita ter silicones aminofuncionais e protetor solar. O shampoo sem sal (tem percentual e qualidade de sal dentro do aceitável), com pH entre 5 e 5.5 é indicado para uso diário e o pH 6 é para limpeza profunda e indicado para tratamentos intensivos", acrescenta. Ernane também recomenda adquirir produtos nos próprios salões, assim a cliente terá ajuda de um profissional para apresentar o produto mais adequado para o seu tipo de cabelo.

Por Paula Perdiz

Comente