Cabelo branco antes dos 30?

Cabelo branco antes dos 30

Foto: A. Chederros/Onoky/Corbis

A vida moderna trouxe tantos benefícios no dia a dia, que dificilmente alguém consegue se desligar da internet, deixar o celular em casa ou ficar estressado no trânsito, mesmo que não seja o motorista. As características da atualidade vieram acompanhadas de outro problema, agora, comprovado em estudo: os cabelos brancos.

Se antes eles eram sinônimos de velhice ou sabedoria, hoje, as moças notam seu aparecimento. Na Inglaterra, um levantamento mostrou que 32% das mulheres britânicas com menos de 30 anos estão perdendo a coloração natural da madeixa. Por que será, hein?!

Pesquisam indicam que os melanócitos do bulbo capilar, ou seja, as células que produzem a melanina que dá cor aos cabelos são facilmente destruídas quando expostos aos radicais livres de oxigênio. Os especialistas se dividem diante da afirmação que estresse causa cabelo branco, embora concordem que haja uma relação seja bem estreita entre eles. Incluem-se na lista hábitos alimentares, noites mal dormidas e outros hábitos como fumo.

Outro estudo recente publicado na última edição da publicação especializada Faseb, Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental, concluiu a causa do aparecimento dos cabelos brancos.

Trata-se de um processo de envelhecimento conhecido como "estresse oxidativo". Conforme envelhecemos, nosso cabelo acumula peróxido de hidrogênio (que em solução aquosa é conhecido comercialmente como água oxigenada), um descolorante que tira a cor natural do cabelo. Os pesquisadores descobriram ser possível remover esse peróxido de hidrogênio. Resta saber quando será comercializado!

Previna-se!

Os especialistas recomendam uma alimentação equilibrada com vitaminas do complexo B, como carnes, ovos e leite, além de cobre, encontrado em frutos do mar. Além disso, indicam o consumo de alimentos naturais e orgânicos. Outras dicas são dormir, no mínimo, 8 horas por dia, fazer atividade física, como musculação ou yoga e aproveitar os momentos de lazer e descanso.


Por Natália Farah

Comente

Assuntos relacionados: cabelo cabelo branco pintar cabelo luzes