Beauty Fair: curiosidades sobre cabelos

Beauty Fair curiosidades sobre cabelos

Durante o congresso de Tricologia realizado ontem na Beauty Fair, os médicos participantes contaram coisas curiosas sobre nossos cabelos e também desvendaram alguns mitos. O Vila Batom selecionou algumas explicações bacanas e bem úteis. Confira:

Ficar com o cabelo preso é ruim?

O dermatologista Adriano Almeida conta que prender o cabelo muito forte, esticando muito pode ocasionar quebra e como consequência queda do cabelo. "Isso é comuns especialmente entre as mulheres negras que prendem fazendo uma tração muito forte. Para solucionar o problema é simples, é só parar de puxar com tanta força que o cabelo se recupera".

Lavar muito o cabelo pode apodrecer os fios?

O médico Valcinir Bedin conta que essa história dos tempos da vovó não tem nada de verdadeira. "Quando lavamos os cabelos a água não entra no fio, por isso não há a possibilidade de apodrecer o cabelo".

Produtos com íons funcionam?

De acordo com Bedin secadores e chapinhas com íons são sim bons aliados. Eles são capazes de tirar a eletricidade dos fios, o que define melhor volume, etc.

"Fulana" ficou de cabelo branco em uma semana

Você já deve ter ouvido uma história desse tipo, que a pessoa passou por um estresse tão grande que muito rapidamente ficou de cabelos totalmente brancos (Lembra da história de Maria Antonieta quando foi sentenciada a guilhotina?). Na verdade não é bem assim. Bedin explica que quando a pessoa passa por uma situação de um estresse realmente muito forte, o que pode acontecer é que os cabelos caem e os fios coloridos caem primeiro. Deixando somente os brancos e a sensação de que os cabelos ficaram totalmente brancos.

A importância do cobre para os fios

Bedin conta que não há comprovação da efetividade dos produtos que prometem fazer os fios brancos demorarem mais para aparecer, mas há sim um elemento que faz diferença. "Se o organismo tem deficiência de cobre, os fios brancos aparecem muito mais. E a mulher sofre mais com isso porque perde cobre com a menstruação". O cobre pode ser encontrado em frutos do mar com casca como caranguejo, ostra e marisco.

Vale a pena tratar queda de cabelo sozinha?

Almeida explica que a melhor opção quando detectar a queda de cabelo é procurar um profissional. "O profissional detecta o que realmente está causando a queda e trata efetivamente a causa. Se não investigar e tratar simplesmente a queda o resultado não vai ser satisfatório". O dermatologista lembra que há uma variedade bem grande de doenças que podem desencadear a queda de cabelos e pelos. As vezes a queda é a doença e as vezes é sintoma de uma outra coisa.

Você sabe o que é córtex?

Córtex é uma parte do fio do cabelo, responsável pela elasticidade do cabelo. De acordo com Bedin, quando fazemos um alisamento ou permanente, quem é remodelado é o córtex. Hoje em dia, com tantas mudanças, é ele quem sofre!


E cutícula?

A cutícula é a parte responsável pelo brilho dos fios. Os seus cabelos perdem o brilho quando há uma lesão na cutícula.

Por Larissa Alvarez

Comente