Aprenda a manter seus cachos perfeitos

Aprenda a manter seus cachos perfeitos

Foto: Iryna Hramavataya/Corbis

O cabelo liso, nos últimos tempos, tem sido a preferência de grande parte das mulheres. Mas há quem passe longe da chapinha e de tratamentos que prometem alisar os fios e deixá-los esticados por longos períodos. Se você integra esse tipo de garotas, sabe o que fazer para manter seus cachos naturais, redondinhos e impecáveis?

Alguns truques são imbatíveis e fáceis para você controlá-los no dia a dia. O corte, a maneira como você lava e seca os fios fazem toda a diferença no tratamento dos cabelos com cachos. Abaixo, a gente te dá sete dicas pra você arrasar na cabeleira.

1. O corte

Os fios retos tendem a ficar armados. Os cortes mais indicados para cabelos cacheados são os realizados em camadas, que dão efeito cascata e reduzem volume. É possível criar essas opções com diferentes tipos de chanel, médios ou longos. O ideal é que a parte da frente também seja mais leve para amenizar a franja. Além disso, o corte fica mais preciso com os fios secos, pois se forem cortados após a lavagem perdem a estrutura original.

2. A lavagem

Os fios são muito frágeis. A dica é que sejam lavados e condicionados de duas a três vezes na semana. O shampoo deve ser aplicado somente na raiz, higienizando o couro cabeludo. Por ser um tipo de fio mais seco, porque os cachos impedem que a oleosidade natural do couro cabeludo deslize, a espuma é o suficiente para limpar o comprimento e as pontas, evitando assim o embaraço. E lembre-se que o condicionador deve ser usado no comprimento dos fios.

3. O pente

Esqueça o pente fino definitivamente, se você tem cabelos cacheados. Use um pente de dentes largos que não quebra tanto o cabelo.

4. A secagem

O momento da secagem é crucial para a definição e o brilho da cabeleira. Portanto, não esfregue a toalha nos fios, apenas aperte de leve para tirar o excesso da água. Por causa da facilidade de ressecamento, o ideal é que o cabelo seque naturalmente. Alguns acessórios podem deixar o cacho mais definido e produzido para um evento especial. O difusor ajuda a manter o cacheado e o movimento natural dos cabelos e é indicado para quem quer um cacho despojado e leve. Com o secador é possível secar e, ao mesmo tempo, amassar os fios para um efeito mais armado. Já o babyliss define os cachos e pode dar volume e movimento aos cabelos mais lisos.

5. A finalização

Cremes sem enxágue ou para pentear são aliados do dia a dia. Além de desembaraçar, eles hidratam e minimizam os efeitos das agressões externas mantendo a saúde dos fios. Já um bom reparador sela as pontas e auxilia no controle dos fios arrepiados. Para reduzir o volume e tirar o efeito armado, o ativador de cachos é a solução. O gel com efeito molhado é indicado para modelar penteados mais firmes. Fique atenta apenas às doses que serão aplicadas!

6. O tratamento

Moças de cabelos cacheados: não tenham preguiça de cuidar dos seus cachinhos. Hidrate-o duas vezes na semana, logo após usar o shampoo e o condicionador. Não se esqueça de retirar o excesso de água dos fios com uma toalha, antes de passar o creme de tratamento. E jamais fique com o produto mais tempo do que o necessário. Assim, você não corre o risco das madeixas ressecarem ainda mais.

7. Água fria e cabelos soltos

Como a temperatura quente da água ressaca os fios, dê um banho de água fria. E por fim, solte a cabeleira. De que adianta todo esse tratamento e você insistir em deixá-los presos? Quando o cabelo estiver completamente seco, pingue algumas gotas do reparador de pontas nas mãos e amasse os cachos. Para soltar a raiz, faça movimentos circulares no couro cabeludo com a ponta dos dedos. Deixe-o respirar e arrase por aí!


Por Natália Farah

Comente