Ampolas de cabelo - saiba usar

Foto: Divulgação

Ampolas para cabelo recheiam as prateleiras das lojas de cosméticos. Mas você sabe para que exatamente elas servem? O produto é uma alternativa para quem tem preguiça de fazer longos tratamentos, como usar uma máscara capilar de hidratação ou ir ao salão.

Vem daí o sucesso das ampolas de hidratação rápida: em cerca de três minutos, ou seja, no tempo necessário para desembaraçar os fios durante o banho, a fórmula apresenta resultados semelhantes a uma aplicação mais demorada.

O fio de cabelo é composto por uma camada externa, chamada cutícula, uma porção intermediária chamada córtex e outra interna, a medula. As ampolas de tratamento penetram entre essas partes, regenerando a forma dos fios e melhorando a resistência deles.

O grande segredo para você conseguir o resultado prometido e tão desejado é saber o que indica o fabricante.

Normalmente, o correto é usar a ampola pura nos cabelos limpos e úmidos, deixar agir por 5 minutos e enxaguar. Se quiser, você pode aplicar um pouco de condicionador depois. Não se esqueça de massagear bem após aplicar a ampola em todo o comprimento do cabelo.

Mas lembre-se que o procedimento correto vai depender do tipo da ampola, que pode ser de hidratação, de vitamina, pós-coloração, pós-química, reconstrutora ou sem enxágüe. Por isso a importância de ler as instruções da embalagem.

Escolha sua ampola de acordo com a necessidade do seu cabelo e com o dinheiro disponível. Lembre-se de que nem sempre a mais cara será a melhor para você. De nada adianta apostar numa super ampola de hidratação se o seu cabelo está precisando mesmo é de uma reconstrução.


Atenção às cores dos rótulos

Pró-vitamina B5: Azul. Indicada para cabelos quebradiços.

Ceramidas: é a ampola rosa. Atuando como barreira, elas impedem a perda de água dos fios. Queratina: Laranja. A queratina é a principal proteina do cabelo, recobrindo as escamas dos fios. Vitamina E: Verde. A vitamina E tem uma excelente resposta quando aplicada sobre as pontas duplas dos cabelos.

Jaborandi: Vermelha. é um óleo essencial muito indicado para queda de cabelos.

Vitamina A: Amarela. Atua diretamente no crescimento de cabelos.

Por Jessica Moraes