A função do condicionador de cabelos

A função do condicionador de cabelos

Um dos principais rituais básicos para cuidar dos cabelos é fazer uso de shampoo e condicionador. Essa dupla de produtos tem função complementar e um ajuda o outro. O shampoo limpa e retira a oleosidade produzida pelo cabelo. O condicionador tem como função devolver o óleo natural, fazendo com que fiquem condicionados e adquiram uma camada protetora - essencial para o brilho e a nutrição. Devolver a maleabilidade, diminuir o trauma entre uma escovação e outra e dar brilho aos fios também é uma função que faz parte da atuação dos condicionadores.

Um dos principais componentes presentes nos condicionadores são as proteínas. Elas agem com o objetivo de reduzir o impacto de fatores externos, deixando-os mais fortes e resistentes. Fatores externos como poluição, vento, sol, piscina, alisamentos, uso contínuo de secadores e pranchas, e qualquer outra fonte de calor excessiva, pode danificar e fragilizar os fios, prejudicando muito a saúde dos cabelos. O uso de condicionador auxilia na proteção capilar contra esses vilões.

O segredinho está em como usar o produto corretamente. Anysio Estevão é Hair Stylist da Clínica Piú Bella, no Rio de Janeiro, e explica que a melhor maneira de aplicar o condicionador é do meio dos cabelos para as pontas. Segundo ele, os cabelos oleosos devem receber o produto somente nas pontas, além de shampoo adequado.

Vale lembrar que o benefício do condicionador simples dura somente até a próxima lavagem, e não tem efeito duradouro como aqueles utilizados para fazer hidratação. E, se for usado em excesso, pode mesmo deixar os cabelos oleosos e com visual pesado. Na hora de lavar (e condicionar) escolha o produto certo para o seu tipo de cabelo.

Por Cínthya Dávila (MBPress)

Comente

Assuntos relacionados: shampoo condicionador brilho