7 principais erros ao lavar o cabelo (e suas soluções)

lavar cabeloerros

Foto - Shutterstock

Muitas vezes acabamos gastando um dinheirão em produtos de tratamentos para os nossos cabelos afim de obter fios mais saudáveis, e o resultado acaba sendo frustrante. O segredo, de acordo com profissionais da área, está em lavar os cabelos da maneira correta, com shampoo e condicionador adequados.

Então, se você está cansada de ficar admirando o cabelo das capas de revistas, seguem algumas dicas para conquistar fios macios, brilhantes e muito saudáveis.

1 - Um segredinho que funciona: misturar o shampoo em um potinho com um pouco de água antes de aplicar o produto direto no cabelo. Isso precisa ser feito já no chuveiro e não horas antes, caso contrário, a composição do shampoo pode sofrer alterações.

2 - Esqueça aquela ideia de passar shampoo no comprimento inteiro do cabelo. O indicado é que a lavagem seja feita apenas no couro cabeludo e que a espuma escorra para as pontas. Assim a sujeira vai embora e você ainda mantém a saúde das pontas, sem danificá-las.

3 - Muita gente acaba optando pelos famosos shampoos antirresíduos, mas o seu uso deve ser feito com moderação. O ideal é 1 vez a cada 15 dias. Lembrando que esta regra deve ser adotada para qualquer tipo de fio.

4 - Água quente. Está aí uma grande vilã do couro cabeludo. Os fios se dilatam e acabam ressecados.

Nada de achar que um cabelo bem lavado é aquele que colocamos muita força e intensidade. Quem costumar lavar a cabeça usando as unhas acaba por machucar o couro cabeludo e ainda estimula a atividade das glândulas sebáceas.

5 - O maior erro cometido pelas pessoas é achar que o condicionador é capaz de tratar e hidratar o cabelo. Errado. A máscara tem a ação mais intensa e é quem atua na reconstrução do cabelo, dando a tão desejada força, maciez e brilho. O ideal é que ela seja aplicada uma vez a cada 15 dias.

6 - Máscaras de tratamento, principalmente, precisam ser trocadas com frequência. Assim que perceber que seu cabelo já não tem mais o mesmo efeito que antes, troque. Isso significa que seus fios já estão saturados daquele produto.

7 - Não retirar os produtos 100% na lavagem pode ser prejudicial aos fios, que ficam opacos e sem movimento, e também à sua saúde. O produto, se deixado no couro cabeludo, pode causar alergias e ainda o queimar na hora de usar o secador ou a chapinha.


Por Kelly Jamal

Comente

Assuntos relacionados: lavar cabelos xampu shampoo