5 ingredientes para cuidar dos fios loiros

cabelos loiros

Foto - Shutterstock

Você sabia que os cabelos loiros são os mais desejados das brasileiras? Embora belos, os fios dourados exigem uma série de cuidados que acabam resultando em horas no salão de beleza. Para cuidar das madeixas loiras sem sair do conforto de casa,alguns produtos e ingredientes presentes em quase toda casa brasileira são grandes aliados.

O hairstylist Evandro Ângelo, do C.Kamura São Paulo, dá a dica para aumentar o brilho da cabeleira mesmo nos momentos de aperto:

Mel

O mel de abelha é benéfico para todos os tons, mas seus efeitos se potencializam nos fios claros. Quando aplicado nos cabelos loiros, ajuda a clarear sutilmente o tom e a aumentar o brilho, graças a suas enzimas. Mas não vá virando o mel na cabeça! "Para um efeito bacana, é legal misturar o mel com água ou em uma máscara. Pode até ser com abacate ou mel", sugere Evandro, "e quanto mais natural o mel, melhor".

Chá de camomila

Já bastante conhecido das loiras naturais, o chá de camomila funciona mesmo. "Adoro o chá de camomila, porque ele tem um efeito clareador bacana", diz Evandro. Para aplicar, o hairstylist sugere colocar dois sachês em uma xícara d'água. Depois de deixar a infusão descansar e esfriar, borrife-a nos cabelos e tome um banho de sol com os fios ainda úmidos. "Pode ser no dia a dia mesmo, antes de sair de casa", destaca Evandro.

Ingredientes ácidos (vinagre ou limão)

Ingredientes ácidos, em geral, ajudam a limpar e a clarear os fios, mas exigem cuidado. "O vinagre é um ingrediente que as nossas avós usavam muito", diverte-se Evandro, "ele é bom para dar uma limpada nos fios. Para as loiras, é legal para limpar o verde dos cabelos depois de um banho de piscina". Mas atenção: o vinagre desidrata os fios, então use uma máscara depois.

O mesmo alerta vale para o uso de limão. "Nos cabelos, o limão ajuda a clarear, principalmente quando exposto ao sol", conta Evandro, "mas é preciso muito cuidado porque ele queima os fios e a pele". Por isso, Evandro sugere manter o limão na dieta, já que ele tem poderosos antioxidantes, o que ajuda a dar brilho para os cabelos e para a pele.

Cerveja

A cerveja ajuda a reparar fios quebradiços graças à vitamina B e às proteínas. Além disso, um banho da variante clara ilumina e dá brilho aos fios loiros. "Quando usamos a cerveja nos cabelos, é superimportante enxaguar e passar uma máscara nos fios depois da aplicação", alerta Evandro, "isso porque o cheiro do álcool pega mesmo, além do cabelo ficar pegajoso".

Violeta Genciana

A violeta genciana é um antisséptico encontrado em quase todas as farmácias de bairros. Conhecido por seu tom intenso de violeta, o produtinho é um forte aliado para loiras, naturais ou não, porque quebra os tons amarelados. "A violeta é ótima, eu adoro", afirma Evandro, "o recomendado é misturar uma ou duas gotinhas em água e adicionar ao shampoo. Daí basta massagear o cabelo com a mistura e deixar repousar por 3 ou 4 minutos e enxaguar". Se exagerar na dose ou no tempo, os fios vão pegar um tom arroxeado que demora a sair.


Por Vila Mulher

Comente