5 fatos sobre o shampoo que você não sabia

Shampoo não faz milagre, mas faz mais diferença do que você pensa
shampoo para os cabelos

foto: Shutterstock

Por mais que algumas mulheres estejam sempre atentas sobre como usar o shampoo, sobre entender de formulação e que tipo de shampoo é ideal para cada tipo de cabelo, há sempre algumas coisinhas sobre shampoo que a gente não sabe, por serem pouco difundidas.

A lavagem dos fios, por exemplo. Pouca gente sabe, mas os fios de cabelo não precisam ser esfregados na hora da aplicação do shampoo. Até porque o produto deve ser aplicado no couro cabeludo, que é afinal a parte viva da cabeça. É o couro cabeludo que deve ser massageado, em movimentos circulares, de forma suave. É ele que deve ser limpo. A espuma proveniente da lavagem do couro que escorre pelos fios já é o suficiente para estes.


O shampoo também faz mais que limpar. Tem mulheres que acreditam que essa é a única função do shampoo. Mas além de remover a sujeira e a oleosidade, o shampoo também trata e inclusive hidrata os fios. Ao contrário do condicionador, que não possui essa função tratamento. Ele apenas fecha a cutícula dos fios, repondo o óleo removido pelo shampoo, que anula o arrepiado do cabelo quando seco.

Shampoo antirresíduo não serve para limpeza profunda. Algumas pessoas se enganam, mas a limpeza profunda nos cabelos deve ser feita apenas por um profissional no salão de beleza. O shampoo antirresíduo serve apenas, como diz o nome, para remover o resíduo acumulado no cabelo decorrente de óleos, químicas e outros produtos que aplicamos nos fios. O que acaba ocorrendo é que o antirresíduo acaba eliminando também as vitaminas, minerais e todo o óleo do cabelo, deixando-o mais seco, fraco e quebradiço. Por isso ele não basta para deixar os fios mais saudáveis.

Repetir o shampoo duas vezes faz diferença sim. Lembra quando a gente falou que o shampoo também tem a função de tratar o cabelo? Ele faz isso na segunda vez que você o aplica nos cabelos.

Você pode usar dois shampoos diferentes no banho. Justamente por ser indicado duas vezes o uso do shampoo no banho que você pode aproveitar para usar um shampoo diferente em cada aplicação. Na primeira lavagem escolha um shampoo neutro, sem parabenos e sulfato, leve, para limpar os fios. Já na segunda aplicação você já pode optar por um shampoo com propriedades específicas, seja para tratar, nutrir ou regenerar. Aí vai da sua necessidade!

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: shampoo cabelos