12 principais dúvidas sobre cabelos

cuidadoscabelo

Foto: Eric Audras/Onoky/Corbis

Você é daquelas que tem milhares de dúvidas na hora de cuidar dos cabelos e vive se questionando: será que faz mal pentear o cabelo durante o banho ou se dormir com os fios molhados faz ele cair? São tantas incertezas que nós resolvemos pesquisar as respostas dos principais questionamentos a respeito. Acompanhe a lista abaixo e descubra cada um.

1. Faz mal pentear o cabelo durante o banho?

Não. Desde que você use um pente de dentes largos e fizer isso de forma delicada e após ter passado o condicionador.

2. Se eu dormir de cabelo molhado, ele vai cair?

Isso varia muito com o tipo de cabelo. Em geral, especialistas garantem que há várias modelos que, depois de um dia de fotos, chegam em casa, lavam a cabeça e cama! E a cabeleira continua linda e forte.

3. Fazer chapinha todo dia estraga o cabelo?

Não, desde que você use sempre um spray térmico em cada mecha antes.

4. Posso usar shampoo antirresíduo todos os dias?

Infelizmente a resposta é negativa. Se você usa muitos produtos diferentes (pomada, leave-in, gel, sérum), uma vez por semana é mais do que suficiente. Se tem tintura, deixe para passar quinzenalmente, pois ele acaba removendo os pigmentos de cor também.

5. Lavar a cabeça diariamente estraga o cabelo?

O único problema é você acabar retirando a proteção natural dos fios. Se isso acontecer, eles podem ficar um pouco ressecados. Para evitar, basta usar menos shampoo e passar apenas uma vez.

6. Se eu passar o reparador de pontas antes da escova, estrago o efeito?

O reparador pode ser usado antes ou depois, mas isso se você quiser o efeito liso.

7. Usar o secador todo dia estraga o cabelo?

Se você aplicar um produto termoativado antes, não.

8. Vivo de cabelo preso. Danifica os fios?

Depende. Os elásticos típicos de escritório podem quebrá-los. Melhor prender com aqueles encapados ou com piranhas de cabelo.

9. Faz mal enrolar o cabelo molhado na toalha?

Não. É preciso tomar cuidado com os fios, sim, sobretudo molhados (já que estão esticados ao máximo). Mas eles têm muita resistência, aguentam vários trancos.

10. Posso tingir o cabelo quando estiver grávida?

Melhor perguntar ao seu médico. A maioria libera após o quarto mês.

11. Cortar o cabelo regularmente o faz crescer mais rápido?

Pelo contrário. Para ele crescer, você precisa ficar uns seis meses sem cortá-lo. Nesse período, use bons shampoos, condicionadores e máscaras para deixá-lo saudável.

12. Prender o cabelo com elástico prejudica os fios?

Prender o cabelo com elástico muito apertado pode fazer com que alguns fios se partam. Ou seja, não é errado, mas não é o ideal. O melhor é optar pelo elástico mais grosso. Não use os de borracha, prefira os de silicone ou os revestidos de tecido. Isso evita o atrito com os fios.


Por Natália Farah

Comente