12 dicas para ter um cabelo maravilhoso o ano todo

Veja como cuidar dos cabelos mês a mês!
cabelos 2018

Foto: Istock

Não adianta cuidar um pouco no verão e tentar hidratar no inverno. O cuidado com os cabelos exigem atenção, mas isso não quer dizer que você vai perder horas no salão, muito menos dias inteiros em casa.

Para te mostrar que aos poucos é possível deixar os cuidados capilares em dia a gerente técnica da Yamá Cosméticos, Sintia A. Martins, elaborou uma lista com 12 dicas (uma para cada mês) para deixar os cabelos mais lindos e hidratados durante o ano todo!

Veja aqui cuidados mês a mês para ter madeixas incríveis!

Janeiro

cabelos 2018

Foto: Istock

Com o verão em alta é hora de deixar o cabelo hidratado. Para a especialista a hidratação intensiva deve ser utilizada nesse período. Uma dica valiosa é o procedimento que pode ser feito durante a noite. "A hidratação noturna é indicada principalmente para os cabelos ressecados e com volume, porém é necessário utilizar cremes específicos para essa finalidade, pois normalmente sua formula é leve e quando aplicada sobre o comprimento e pontas absorve rapidamente. Alguns cremes são recomendado o enxague e outros não, porém isso irá depender das instruções do fabricante"

Fevereiro

O Carnaval vem aí e os cabelos merecem também balançar no ritmo da festança. Mas é preciso cuidado antes e depois da folia.  Devido ao suor os cabelos precisam ser hidratados e restaurados. Shampoo, condicionador e uma boa máscara (sem trocadilhos) é essencial para levar nota 10 no quesito beleza. 

Março

cabelos 2018

Foto: Istock

Cronograma capilar é sempre bem vindo com três tipos de tratamento. "O ideal é que tenham estes tipos de tratamento: nutrir, hidratar e reconstruir durante a semana", aconselha a técnica.

Abril

 O pente para desembaraçar os fios deve ser escolhido com muita atenção. Pentes de cerdas largas para que quando o cabelo esteja molhado não haja força e nem atrito para o desembaraçar, o que pode provocar quebra dos fios.

Maio

cabelos 2018

Foto: Istock

Essa dica é para as cacheadas. "Recomendo sempre o uso da fronha de cetim ou envolver os cabelos em um tecido deste material; isso irá ajudar tanto a forma como também reduzir o dano dos fios pela quebra. Esse tecido não absorve a oleosidade natural produzida no couro cabeludo, que é muito importante para se evitar o frizz, principalmente na hora de acordar", recomenda. 

Junho

cabelos 2018

Foto: Istock

Com a chegada do frio é comum o uso de água quente no banho, porém nesta temperatura a água vira uma vilã para os cabelos "Água morna é o mais indicado para evitar o ressecamento e descamação dos fios", explica Sintia. 

Julho

cabelos 2018

Foto: Istock

O uso do secador e escova nesse período é frequente. Para dormir e acordar com o cabelo em ordem no dia seguinte a especialista indica o uso de uma touca feita de meia fina. "Pode cortar uma meia calça fina na parte da cintura ou usar uma touca pronta de algodão. Após pentear os cabelos, enrole os fios no alto e contorne por toda a cabeça. Segure tudo com as mãos e cubra com a touca. Use grampos pequenos para prender a touca nas laterais do cabelo".

Agosto

cabelos 2018

Foto: Istock

O Detox capilar é essencial. Passou da metade do ano e já se pode mensurar o quanto o cabelo foi maltratado por química, poluição, acúmulo de resíduos e até sujeira das próprias mãos. Os shampoos Detox preparam os fios e o couro cabeludo para qualquer tipo de tratamento cosmético ou químico, revigorando o couro cabeludo e deixando mais limpo e livre de oleosidade excessiva, brilhante e com movimento. 

Setembro

cabelos 2018

Foto: Istock

Com a chegada da primavera e o colorido que invade o país nesta época pode dar uma vontade de colorir os cabelos também. "Cuidar dos cabelos coloridos é fundamental. Há no mercado shampoos que fazem a manutenção da cor e limpa os cabelos sem remover os pigmentos da coloração, aumentando a durabilidade e o brilho", explica Sintia.

Outubro

cabelos 2018

Foto: Istock

Chegando o mês de outubro é que pensamos o quanto o ano está passando rápido! É hora de reparar algum dano. "Produtos que promovem recuperação intensiva aos cabelos e brilho natural são indicados". A especialista destaca principalmente para os cabelos que passaram por processos químicos, uma dose extra de cuidado é sempre bem vinda. 

Novembro

cabelos 2018

Foto: Istock

Considerado o mês dos feriados, novembro é ótimo para quem deseja aproveitar dias de folga. Resíduos de cloro, poeira, sal e sol. Que combinação bombástica! "É necessário usar o tipo de produto indicado para o cabelo. Só ele vai repor o que os fios realmente precisam. A dica é enxaguar bem os fios para que a água retire qualquer resíduo de produto nos cabelos". 

Dezembro

cabelos 2018

Foto: Istock

É o mês das festas! Confraternizações, encontros animados e claro, as comemorações de fim de ano. Com tantos compromissos fazer o próprio penteado de maneira criativa pode ser uma saída. "Abuse de tranças, meio preso e coque", finaliza Sintia.

Comente

Assuntos relacionados: cabelos lisos tratamentos cabelos