10 dúvidas sobre escovas progressivas

escovas progressivas

Foto - Shutterstock

O cabelo natural de grande parte das brasileiras é ondulado, rebelde e volumoso. Depois da febre das escovas progressivas, muitas acharam uma luz no fim do túnel para conseguir as madeixas que sempre sonharam!

São tantas opções de alisamentos e relaxamentos que fica até difícil de escolher. Segundo a hairstylist Viviane Siqueira, do Pierre Louis Coiffeur, o processo deverá ser feito por um bom profissional, que analisará cada tipo de cabelo para conseguir o melhor resultado com o mínimo de dano capilar.

Ela responde a um tira-teima e tira todas as dúvidas para quem quer alisar as madeixas. Vale conferir!

1.Qual a diferença entre o alisamento e relaxamento?

Viviane Siqueira: Alisamento é a técnica feita para transformar o fio para liso. Relaxamento é a técnica usada para diminuir volume.

2. O alisamento é indicado para que tipo de cabelo?

O alisamento é indicado para qualquer tipo de cabelo, na verdade é indicado conforme o desejo da cliente que deseja ter os fios bem lisos, chapados.

3. E o relaxamento?

Já o relaxamento, é indicado para cabelos volumosos e com cachos sem forma. Ele controla o volume e dá forma aos cachos, disciplinando os fios.

4. Quais devem ser os cuidados pré e pós alisamento?

Tratamento de reconstrução antes e depois do alisamento é essencial. A química tira muita proteína e lipídio do fio, é preciso repor o que se perde. Além dos tratamentos de reconstrução, muita hidratação, pois como o fio perde proteína, resseca mais facilmente.

5.Como deve ser a finalização de um cabelo com alisamento?

Deve- se usar leave in, para proteger o cabelo das agressões naturais, pois o fio alisado fica muito mais sensível. Dependendo do efeito que a mulher quiser, pode se deixar secar naturalmente ou pode usar o secador para modelar as pontas e franja.

6. Cabelos com alisamento devem usar que produtos?

Produtos específicos para cabelos quimicamente tratados. É muito importante manter uma manutenção e um cuidado especial com os fios alisados. Isso porque eles podem perder movimento e brilho se não forem bem tratados. Portanto, de nada adianta um cabelo liso e sem vida.

7. As escovas de cabelo influenciam na forma do liso?

Sim. De acordo com o material, formato e cerdas, umas alisam mais, outras modelam. Indico pedir orientação ao profissional sobre a melhor escova para cada tipo de cabelo.

8. Hidratação e reconstrução ajudam a alisar o cabelo?

Não, não tem efeito de transformação, e sim de tratamento.

9. Para quem tem fios ondulados e crespos, como conquistar o liso perfeito?

Procurar um profissional especializado em transformação e também não relaxar no tratamento. É preciso seguir todos os cuidados pré e pós alisamento, fazer tratamentos de reconstrução, utilizar os produtos corretos e fazer a manutenção regularmente.

10. Qual a quantidade que os cabelos lisos devem usar de produtos condicionantes, como leave-in e máscaras para não ficarem pesados?

É recomendável usar uma medida que varia uma moeda de 50 centavos a pouco mais de 1 real depende do tamanho. Mas sempre do comprimento as pontas, nunca na raiz!


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: escova progressiva alisamento progressiva