10 cuidados com os cabelos no verão

10 cuidados com os cabelos no Verão

Sol, calor, inevitáveis mergulhos no mar e na piscina exigem cuidados extras com os cabelos, que enfrentarão muitos dias quentes no próximo verão. Desde já é possível se prevenir contra o enfraquecimento dos fios. Para isso, confira as dicas do dermatologista especialista em medicina capilar Ademir Jr.

Leia também - Shiatsu capilar - relaxa e faz bem aos cabelos!

1- Mantenha os cabelos e o couro cabeludo sempre limpos. No verão, o suor, o calor e a umidade podem facilitar problemas como seborréia e caspa.

2- Enxágüe bem os cabelos após sair do mar e da piscina. Este cuidado evita os danos aos fios causados pela salinidade e por elementos usados para o tratamento da água da piscina.

3- Proteja seus cabelos das radiações solares. Estas radiações, além de causarem danos à nossa pele, também agridem de forma intensa os fios, deixando-os mais fracos, quebradiços e sem vida. Vale usar bonés, chapéus e produtos sem enxágüe que tenham filtro de proteção solar.

4- Evite abusar de máscaras capilares diariamente quando estiver na praia ou piscina. Estes produtos não protegem os cabelos. Ao contrário, podem facilitar os danos causados pela água do mar e piscina, deixando os fios mais fracos e suscetíveis às quebras.

5- Evite manter os cabelos úmidos sempre amarrados ou presos. Cabelos úmidos ficam mais fragilizados e o hábito de prendê-los ou de amarrá-los poderá acarretar em danos à estrutura dos fios.

6- Evite abusar de químicas nesta época do ano. No verão as agressões aos cabelos são maiores (vento, sol, água do mar, da piscina). Abusar de químicas coloca em risco a qualidade dos fios.

7- Faça hidratações regulares. Apesar da maior umidade relativa do ar, da exposição à água do mar e da piscina, os cabelos no verão tendem a ressecar. Hidratá-los de uma a duas vezes por semana é uma boa.

8- Escolha produtos que deixam os seus cabelos do jeito que você gosta.

Não há muitas regras, exceto pelos produtos sem enxágüe com filtro de proteção solar. Xampus, condicionadores e hidratantes capilares devem deixar seus cabelos bonitos e com aspecto de saúde.

9- Aproveite esta época do ano para relaxar. O estresse promove a liberação de substâncias e hormônios em nosso corpo que por si só são capazes de deixar nossa pele e cabelos com sinais de fragilidade. Relaxe, pratique exercícios físicos, conviva com pessoas que gosta. Estes hábitos deliciosos também contribuem para cabelos mais bonitos.

10- Tenha uma boa alimentação. Todos os tecidos do nosso corpo são produzidos com matérias-primas que ingerimos. Logo, uma alimentação saudável fará nossos cabelos mais saudáveis e bonitos.

Veja também as precauções necessárias para cada tipo de cabelo: Loiro: para evitar o amarelamento dos fios, que acontece no verão por causa do contato com o cloro das piscinas, o ideal é usar sempre um leave-in com proteção solar. Caso tenha luzes no cabelo, é indicado o uso de um shampoo desamarelador. Castanho-escuro: uma simples nutrição dos fios naturais já basta. Contudo, no caso dos fios coloridos, é indicado o iso shampoo, condicionador e máscara para a proteção da cor. Ruivo: este, se for tingido, é o tom de cabelo que mais merece atenção especial. Os pigmentos vermelhos desbotam com facilidade, por isso, é essencial ter em mãos um kit de proteção e um leave-in. Coloridos: manter cuidados específicos recomendados por um cabeleireiro, pois cada tom merece um atenção diferenciada. Grisalho: como tende a amarelar, pode ser aplicado um shampoo especial a fim de manter os cabelos brancos com um tom vibrante. Dica de corte: Estamos na tendência do Long Bob, o qual dá um ar despojado e ao mesmo tempo elegante, cabelos desfiados e com movimento natural é a melhor opção.

Por Adriana Cocco

Comente