Penteados retrô voltam a ser requisitados nos salões

Penteados retrô voltam a ser requisitados nos salõ

Penteado Pin Curls. Foto/Reprodução

Cabelos ondulados, coques altos e laquê, muito laquê. Os penteados retrô chegaram com tudo no Brasil e, apesar de não serem os mais inovadores, aparecem com classe e dão ar de modernidade - sim, cabelos antigos são sinônimos de inovação - aos looks de quem gosta e está atento ao mundo da moda.

O Salão 50’s HairStyle é especializado em penteados e cortes retrô. A decoração do local já faz o cliente entrar no clima: todas as paredes são pintadas de cor-de-rosa e revestidas com renda preta, bem como os espelhos e a luz.

Monique Fonseca, proprietária do salão que fica na Rua Augusta, em São Paulo, conta que, apesar de ser formada pela Académie Jaques Janine, aprendeu a fazer boa parte dos penteados através de livros e vídeos na internet.

Um dos penteados mais requisitados no local é o de Marilyn Monroe, com seus cachos modelados. "Ele recebe o nome de Pin Curls e é feito basicamente por cachos feitos com o dedo, ou baby liss, para quem não tem tanta prática, e com grampos especiais", explica Monique.

Penteados retro

Penteado Victory Rolls.

Os grampos são facilmente encontrados em lojas especializadas em artigos de beleza e sua principal diferença são os frisos, muito menos demarcados do que os grampos comuns.

O penteado da diva norte-americana é bem simples, mas leva tempo e precisa de paciência. Separe a franja e divida os cabelos em pequenas porções de fios, deixando-as molhadas. Pegue cada uma dessas mechas, passe gel e as enrole usando dois dedos, de forma que faça um rolinho na cabeça, e prenda com dois grampos em formato de cruz. Repita o movimento em todo o cabelo, deixando a parte de trás da cabeça com os rolinhos concentrados na nuca e nas pontas. Nas franjas faça-os para baixo, prendendo o grampo bem na raiz.

Depois de oito horas - por isso o penteado requer paciência - retire todos os grampos. Passe os dedos por todo o cabelo, a fim de desembaraçar um pouco os fios. Para ajeitar, pegue uma escova grande, dessas redondas de modelar os cabelos. Do lado oposto ao que ficará a franja, passe a escova do lado de dento, no sentido do rosto, de forma que os cabelos fiquem enrolados para dentro. Depois, faça o mesmo do outro lado. Na parte de trás e na franja, o cabelo deve ser escovado e modelado para o lado oposto do rosto.

Essa modelagem já dará o efeito desejado de Marilyn, com largas e definidas ondas. Para melhorar o resultado, desfie a parte de trás dos cabelos, dando o efeito de maior volume. Aplique o quanto achar necessário de laquê e pronto: você tem um clássico penteado dos anos 1940 e 1950.

A hairstylist afirma que penteados como o Victory Rolls e Finger Waves também são muito pedidos no salão. "As mulheres são atendidas uma a uma, no máximo quatro em um mesmo dia, e apenas com hora marcada", diz.

O Victory Rolls também é fácil de fazer, mas exige um pouco mais de habilidade. Primeiramente passe mousse por todo o comprimento, para dar estrutura, e faça cachos com o baby liss. Neste caso, não importa a quantidade de fios de cada mecha, porque não é preciso deixar nada muito definido.

Em seguida, separe do restante do cabelo as mechas que ficam antes da orelha direita. Faça o primeiro rolo da largura de uma moeda de R$ 1, usando toda essa porção de cabelo, sem contar a franja. Prenda bem firme com grampos e aplique laquê. Repita o processo com a franja e o lado esquerdo e prontinho, você tem mais um penteado retrô para compor o seu visual.


Agora que você aprendeu a fazer dois dos penteados mais usados no passado e que permanecem super atuais, mãos à obra! Ou procure quem entende do assunto e desfile seu visual retrô.

Por Carolina Pain (MBPress)

Comente