Visagismo: mude os cabelos sem medo

cabelo visagismo

Quer mudar a cor e o corte das madeixas mas está indecisa e não sabe o que pode cair melhor em você? Uma dica é consultar um visagista.

O visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revela as qualidades interiores de uma pessoa, de acordo com suas características físicas e os princípios da linguagem visual (harmonia e estética), utilizando o corte, a coloração e o penteado do cabelo, entre outros recursos estéticos.

Então antes de escolher um corte de cabelo ou uma coloração, é preciso analisar o físico, levando em conta o formato do rosto, as feições, o gestual, a cor da pele e também considerar a personalidade, a profissão e os gostos pessoais.

Esse é o trabalho do visagista, profissional que busca captar os pontos fortes de seu cliente. O visagista Marcello Marcondes, do MMHair Salon, em São Paulo, afirma que a imagem da pessoa fala por ela mesma e por isso o visagismo não se prende a padrões.

No Brasil essa técnica começou a se expandir em 2002, quando o artista plástico Philip Hallawell lançou o livro Visagismo - Harmonia e Estética (Editora Senac).

As técnicas de Hallawell mostram o que os cabelos podem dizer muito sobre as pessoas, mesmo que as mensagens transmitidas por sua imagem não estejam de acordo com sua personalidade. Marcello Marcondes mostra que, através dos critérios visagistas, como a leitura do conjunto rosto e perfil do indivíduo, o profissional treinado e com conhecimento consegue definir o corte certo para cada rosto e estilo.

Os princípios do visagismo dividem a beleza de cada pessoa de acordo com quatro tipos de personalidade definidos por Hipócrates, considerado o pai da Medicina. A partir deles você confere qual cor de cabelo mais combina com você! E se estiver em dúvida sobre corte e penteado, procure um visagista, que irá realçar seus pontos fortes!

Beleza Sanguínea - O temperamento desse grupo é caracterizado por pessoas extrovertidas e enérgicas, que gostam de se destacar em relação aos outros, gesticulam muito, são inquietas e falam e riem alto. São autênticas curiosas e odeiam rotina. Quanto à parte física, essas pessoas apresentam o formato do rosto hexagonal, olhos amendoados, boca larga e nariz pronunciado. Os cabelos devem ser loiros em tons dourados, pois a cor desse tipo de beleza é o amarelo.

Beleza Melancólica - Neste grupo, encaixam-se as pessoas elegantes, charmosas, sofisticadas e com gostos voltados para a arte. Verdadeiras pensadoras, são sensíveis, quietas e introvertidas. O rosto delas geralmente possui um formato oval, com feições delicadas e regulares, e o cabelo deve variar entre o loiro acinzentado e o castanho claro. O elemento principal deste grupo é a água e, por isso, a cor delas é o azul.

Beleza Colérica - Pessoas desse grupo expressam muita atitude, força e decisão. São objetivas, mas normalmente são teimosas. Na parte física, têm o rosto retangular, olhos expressivos, lábios grossos e queixo pronunciado. Os cabelos provavelmente são ruivos ou possuem tons acobreados, pois a cor que melhor representa esse grupo é o vermelho.

Beleza Fleumática - É um grupo caracterizado por pessoas de temperamento sereno, espiritualizadas, constantes, fiéis e verdadeiras pacificadoras e diplomáticas. Além disso, costumam ser muito amorosas e flexíveis. O formato do rosto pode ser um meio termo entre o quadrado ou redondo, os olhos são mais fechados e o queixo é pequeno. A cor dos cabelos deve ser escura, pois o elemento deste grupo é o éter, ligado à cor roxa.


Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: visagismo corte de cabelo cabelos loiros