Qual é o tipo de textura do seu cabelo?

cabelostipos

Foto - Reprodução/cachinhosouro/JustJared

Classificar um tipo de cabelo de acordo com sua textura, a olho nu, parece fácil, no entanto, há várias outras categorias dentro dessa classificação. Você pode, por exemplo, ter duas pessoas de cabelos lisos e eles serem diferentes entre si. Uma nova classificação, criada nos EUA, especifica 12 tipos de texturas de cabelo e a partir daí, fica mais fácil designar os tratamentos adequados. Para isso, deve ser considerado o formato dos cabelos ao natural, sem nenhuma química.Veja qual é o seu:

cabelostipos

Foto - pophaircuts/AFP/thehairstyler

Esse tipo não apresenta ondas nem cachos e costuma ser macio e brilhante, pois a oleosidade produzida na raiz consegue chegar às pontas.

1A - Fino

É aquele cabelo ralo, fininho, com tendência a oleosidade. Aposte em produtos que dão volume e controlam o óleo. Evite produtos de silicone, que deixam os fios pesados.

1B - Médio

É liso, mas encorpado. Ele já aceita a ação do babyliss com facilidade. Aposte em condicionadores mais potentes, apenas nas pontas.

1C - Grosso

Os fios grossos, estilo oriental, tornam esse cabelo difícil de modelar. Ele deve ser lavado com frequência, com produtos de texturas leves. Aposte sempre em reparador de pontas, pois esse tipo de cabelo tem mais propensão a ter cutículas rachadas.

cabelostipos

Foto - Reprodução/obluk/posh24

O cabelo ondulado não chega a formar espirais, sendo mais lisos na raiz e pontas mais secas, com chances de ficar armado e com frizz.

2A - Fino

Tem ondas em formato de S e pouco volume. Precisa de produtos leves, por isso, opte por mousses ao invés de manteigas. Esse cabelo é versátil, aceitando tanto a chapinha quanto o babyliss.

2B - Médio

Ele é o tipo mais acentuado, mas com maior tendência ao frizz. Utilize sempre finalizadores específicos para evitar que o cabelo arme.

2 C- Grosso

Ele é mais volumoso e a ondas são menores, quase formando cachos. Nesse caso, já é preciso usar um ativador ou definidor de cachos. Também não é recomendado pentear os fios quando secos.

cabelostipos

Foto - Reprodução/revistalooks/tudo10

Os cabelos cacheados são caracterizados por cachos parecidos a molas, bem simétricos e definidos. Mas para terem essa aparência, precisam estar bem nutridos.

3A - Cachos soltos

Tem cachos mais largos, com aparência de feitos com babyliss. Para tratá-los, aposte em shampoos sem sulfato, que agridem menos os cachos, e leave-in ativador de cachos. Faça hidratações regulares.

3B - Cachos apertados

Esse tipo de cabelo apresenta cachos em forma de espiral, difícil de fazer escova. Aposte em shampoos hidratantes e leave-in que controle o frizz. Ah, e evite a umidade, ok?

3C - Cachos super apertados

Os cachos são bem juntos, pequenos e com pouco espaço entre si, o que facilita que o cabelo embarace. A necessidade desse cabelo é a hidratação. Como costumam ser muito finos, aposte em produtos mais intensos, como manteigas e séruns.

cabelostipos

Foto - Reprodução/imulher/capricho/sossolteiros

Esses cabelos, também conhecidos como afro, ficam enrolados até quando estão molhados e têm fio realmente grosso. Costumam ser bem secos, por isso precisam ter bastante hidratação.

4A- Macio

Os cachos aqui são bem definidos e é recomendado recorrer ao co-wash (lavagem sem shampoo) ou shampoos sem sulfato, que agride os fios. E não lave todos os dias, ok?

4B- Seco

Esse cabelo forma cachos em formato de zigue-zague. Sempre desembarace quando estiver molhado, com um pente de dentes largos, e sele as cutículas com um óleo potente (coco, jojoba, etc). Depois de secos, evite manipular ou pentear e hidrate periodicamente com produtos mais pesados.

4C - Sem forma

Alterna cachos em zigue-zague com mechas completamente sem forma. Assim como no 4B, você deve evitar o shampoo de vez em quando e usar produtos altamente hidratantes. Aposte em produtos que pesem mais, dando uma aparência mais amena a esses cachos.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: tipos texturas tratamentos shampoo