Dicas para evitar o frizz no inverno

frizzcabelos

Foto - Shutterstock

Durante o inverno, os fios de cabelo ficam mais rebeldes e, consequentemente, aumenta o frizz. Para cuidar das madeixas durante a temporada fria, alguns cuidados são essenciais e auxiliam para que eles fiquem hidratados e controlados.

A coordenadora de desenvolvimento pedagógico do Instituto Embelleze, Rosemeire de Oliveira, dá dicas de como lidar com o frizz e tira dúvidas básicas sobre o assunto.

Quais são os tipos de cabelos mais propensos a terem frizz no inverno?

Cabelos porosos, desidratados e secos são os mais propensos. Por isso é importante cuidar bem dos fios antes de chegar o frio, para que os cabelos estejam preparados para o vento e a umidade.

Como tratar do frizz?

Umedeça sempre que possível e hidrate com freqüência com produtos de boa qualidade. Ressalto a importância do produto, pois quando ele não é apropriado para seu tipo de cabelo, aumenta as chances de frizz.

Por que os fios costumam ficar mais rebeldes no inverno?

Isso se dá por se tratar de uma época em que o clima é mais seco e com pouca umidade, favorecendo a desidratação dos fios. Além disso, o uso freqüente do secador e da chapinha também contribui para o ressecamento.

Quais os produtos mais indicados e quais precisam ser evitados?

Principalmente, produtos que não contenham álcool. A dica principal é abusar dos cremes para pentear e condicionadores que propõem hidratar o cabelo, como leaving, sérum, cremes anti-frizz e finalizadores.

Que cuidados adicionais é preciso ter para deixar o cabelo mais hidratado e bonito no inverno?

Aumente o espaço de lavagem do cabelo. Por exemplo: se costuma lavá-lo todos os dias, tente apenas de 3 a 4 vezes por semana. Substitua as escovas por pentes com dentes largos e de metal. Se o uso da escova for indispensável, escolha a de cerdas naturais com pêlo de javali. Seque os cabelos apenas com as toalhas e deixe secar o restante naturalmente.


Por Vila Mulher

Comente