Cortes de cabelo que "emagrecem"

Cortes que afinam o rosto

Typhaine Augusto/Foto: Reprodução site Lookbook.nu

Já imaginou sentar na cadeira do cabeleireiro e perder uns quilinhos? Pois é, o corte de cabelo certo é capaz de dar a ilusão de ótica de uma face menos arredondada. E o melhor, não é preciso abrir mão do comprimento!

Fernando Cassolari é expert em cabelos. O jovem cabeleireiro se formou no Vidal Sassoon e no Toni & Guy, em Londres. Hoje atende suas clientes no salão da família, batizado de Ricardo Cassolari, localizado no Jardim Europa, em São Paulo. Fernando, que também é especializado em visagismo, garante que o corte certo é aquele que combina com o formato do seu rosto.

Para exemplificar como decide que corte fazer, Fernando diz: "Quem tem o rosto triangular fica melhor com cortes que têm volume entre o queixo e a cabeça, para compensar a desproporção da parte inferior da face. Já quem tem o rosto mais arredondado combina com cortes que evidenciam mechas laterais com as pontas viradas para o rosto". Segundo o cabeleireiro, o comprimento não interfere no resultado final, quando a intenção é afinar o rosto.

Para alcançar o resultado tão desejado, Fernando revela seus truques. Para começar o expert recomenda para aquelas com o rosto mais cheinho quum cabelo curto procure a orientação de um bom profissional. E avisa: "Franjas retas ou muito curtas, rabo de cavalo e volume exagerado, não favorece em nada quem quer aparentar ter um rosto mais fino e delicado".

Fernando afirma que franjas laterais dão leveza ao rosto e criam volume no topo da cabeça, proporcionando mais harmonia e equilíbrio na face. "Esse é o formato de franja mais favorável, pois combina com qualquer rosto e corte de cabelo. Falando em formato de rosto, o mais privilegiado é o oval, acerta com tudo", diz o hairstylist.

Ainda sobre as franjas, Fernando recomenda: "Franja reta, em qualquer comprimento, é ideal para quem tem o rosto mais comprido, pois marca uma linha horizontal, alargando-o. Quem tem rosto de formato redondo ou quadrado deve optar por uma franja na diagonal".

O estudioso em visagismo garante que fios repicados na frente enfeitam o rosto e recria uma moldura facial suavizando os contornos da face. "Corte feito geralmente com tesoura, deixa o cabelo em camadas, que podem ser decrescentes ou crescentes. Serve para dar uma forma irregular ao corte. É indicado para definir o cacheado dos cabelos ondulados e para dar leveza aos lisos e finos", diz.


Quem não nasceu com a benção dos cabelos volumosos pode apelar para o desfiado nas pontas. Fernando explica: "Ótima opção para dar volume na medida certa. O cabelo ganha camadas discretas e movimentos suaves, afinando o contorno do rosto. Pode ser realizado com tesoura ou navalha. Segue a linha do repicado, mas deixa os fios mais ‘desconectados’, ou seja, desiguais. Perfeito para cabelo liso ou ondulado, de textura média a grossa."

Cassolari diz que repartir o cabelo no meio, ao invés de usá-lo de lado, não interfere no resultado em relação ao rosto mais fino. E alerta: "Costumo dizer que cabelo repartido ao meio evidencia as imperfeições faciais".

Por Bianca de Souza (MBPress)

Comente