Corte para cabelos cacheados

Já deu para perceber que os cabelos ondulados e cacheados vieram com tudo este ano. As celebridades têm apostado nesse look e espalhado discípulas por aí. Na novela Flor do Caribe, a atriz Débora Nascimento exibe a cabeleira cacheada com orgulho, embora tenha assumido que detestava o formato na adolescência. A personagem Ester, interpretada por Grazi Massafera, também tem inspirado muitas mulheres, desde quem nunca abriu mão dos cachos até as donas dos cabelos lisos e alisados.

Naturalmente lindos e sensuais, os fios enrolados precisam de cuidados redobrados para manter o aspecto saudável e para que não fiquem ressecados. A dúvida é sempre a mesma: qual corte aderir sem que o cabelo fique armado ou que combine com o rosto?

Tipos de cortes

O corte em "V" é um recurso muito adotado por quem tem os cabelos compridos e ondulados, mas isso é um mito, segundo especialistas. Apesar de diminuir o volume, o formato faz um bico que deixa as pontas sem movimento.

O corte reto também deve ser evitado, pois corre o risco de deixar os cabelos com visual de "pirâmide", em que o cabelo fica sem volume no topo da cabeça e criam uma espécie de bloco capilar na base.

Quem prefere os cabelos curtos ou até a altura dos ombros pode repicá-los em camadas. Isso ajuda a dar volume sem deixá-lo com o famoso efeito abajur!

As que escolhem os cacheados longos com franja devem optar por cortá-lo, no máximo, na altura do queixo. Assim, será mais fácil manter o cabelo arrumado. Franjas curtas em cabelos cacheados não têm jeito: precisam da ajuda do secador.

Por outro lado, cabelos longos tendem a dar menos trabalho e podem ter as pontas retas ou com um leve repicado.

Quem entende do assunto diz que o ideal é apostar em cortes assimétricos, em camadas e mechas de tamanhos distintos que ajudam a delinear melhor as ondas dos fios.

Para cada rosto um corte!

Para quem tem o rosto pequeno e oval na base, o chanel desconstruído é uma excelente escolha. Além de distribuir melhor o volume das ondas, o corte é ideal para quem tem o rosto pequeno.

O rosto bem arredondado e largo fica melhor em fios compridos e em camadas. As mais ousadas podem aderir à franja desfiada.

Se você tem o rosto redondo e gosta de fios longos, o ideal é cortar é em camadas, com os fios desfiados a partir da nuca, que confere volume e movimento aos fios. O repicado nas pontas valoriza o repicado.

Hidratação, sempre

Para finalizar, não se esqueça de hidratá-los, especialmente quem tem alguma coloração. Os cabelos cacheados ressecados são muito comuns, pois a estrutura de seus fios é mais porosa e perdem água facilmente.

Por Natália Farah

Comente