L’Oreal retira propaganda de imagem retocada de Julia Roberts

L’Oreal retira propaganda de Julia

Foto/Divulgação

Todo mundo sabe que as fotos usadas em propagandas de produtos de beleza passam por alguns retoques. Mas desta vez, uma empresa renomada pagou caro por isso.

A L´Oreal foi obrigada a retirar de circulação as propagandas com a imagem da atriz Julia Roberts e da modelo Christy Turlington na Grã-Bretanha. Segundo as autoridades locais, elas eram consideradas "enganosas".

Os dois anúncios das marcas Lancôme e Maybelline traziam fotos das personalidades manipuladas por computador. A L’Oreal admitiu que a imagem da modelo havia sido alterada para clarear a pele, diminuir sombras escuras ao redor dos olhos, limpar a maquiagem, escurecer as sobrancelhas e deixar os lábios mais lisos. Mas negou que a foto da atriz de Hollywood tenha passado por mudanças.

O pedido de retirada dos anúncios partiu da parlamentar Jo Swinson, do partido Liberal Democrata britânico, que alegou que as propagandas não representavam os resultados que os produtos podem alcançar. O ASA (Advertising Standards Authority), sigla em inglês do órgão regulador da publicidade britânica, acatou a solicitação, uma vez que as fotos originais não foram mostradas.


"Se os publicitários forem muito longe ao usar retoques e outras técnicas de pós-produção para alterar a aparência das modelos e se isso correr o risco de ser enganoso para as pessoas, então está errado e nós proibiremos os anúncios", diz o diretor executivo da ASA, Guy Parker.

Por Juliana Falcão (MBPress)

Comente