Zika vírus pela saliva? Conheça todas as formas de contágio

Foi identificada a presença do vírus zika na saliva de alguns pacientes. Saiba mais!
zika virus

Os testes apontaram que o vírus podem estar presentes na saliva. iStock_ lirtlon

De uns tempos para cá todas as gestantes estão com medo do zika vírus. Transmitido pelo mosquito Aedes aegypti que também espalha doenças como a dengue e a chikungunya , o vírus é um dos principais responsáveis pelos surtos de microcefalia, que começaram em alguns lugares do Norte e Nordeste do Brasil e já se espalharam pelas Américas.


As novidades em relação ao vírus são cada vez mais preocupantes, isto porque além das formas já conhecidas de contaminação, mais uma maneira de contágio está sendo estudada: o contágio por saliva.

Veja abaixo detalhes sobre as diferentes formas de contaminação pelo zika vírus (além da picada do mosquito) e cuide-se:

Zika vírus pela saliva

O porta-voz do governo para assuntos relacionados ao zika virus, Edinho Silva, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social,confirmou que pesquisadores brasileiros, assim como os americanos, admitem a hipótese do zika vírus ser transmitido pela saliva. A possibilidade surgiu após a confirmação de um caso de transmissão por relação sexual, nos Estados Unidos. 

"Hoje temos essa notícia da presença do vírus zika na saliva. Certamente, isso vai ser pesquisado, mas é um vírus que nós não sabemos a amplitude dele, não sabemos a dimensão da ação", disse o ministro.

Transmissão pelo leite materno

Cientistas da Polinésia Francesa fizeram um estudo com duas mães diagnosticadas com o vírus e seus respectivos bebês, que também tiveram a doença. Foi encontrado RNA de zika no leite materno, mas a transmissão através da amamentação não foi confirmada. A transmissão após o nascimento do bebê não oferece o mesmo risco que aquela que acontece dentro do útero 

Zika vírus por transmissão sexual

A primeira transmissão de zika vírus através do sêmen foi relatado em 2011. A doença no paciente foi confirmada por exames, mas a presença do vírus no sêmen não foi investigada.

Transmissão de zika vírus pelo líquido amniótico

O zika também pode ser transmitido da mãe para o filho ainda no útero (o que causa a microcefalia). É provável que o vírus atravesse a barreira placentária – responsável por proteger o bebê de infecções – para contaminar o bebê.

Zika vírus por transfusões de sangue 

O vírus também já foi detectado em reservas de sangue destinadas a transfusões. Isto aconteceu porque os sintomas demoram alguns dias para aparecer, gerando um intervalo de tempo em que a pessoa acredita estar saudável e apta a doar sangue. 

Como se proteger do zika vírus:

  • Passar repelente a cada duas horas;
  • Evitar o uso de roupas escuras, principalmente calças, já que o tom escuro chama a atenção do mosquito Aedes;
  • Começar a tomar, com um mês de antecedência, suplementação vitamínica do complexo B, que faz com o odor que o nosso organismo exala seja modificado, funcionando também como um tipo de repelente contra o mosquito. Alimentos de cheiro forte, como o alho, também causam o efeito repelente. 
  • Por Thamirys Teixeira

    Comente