Você conhece a maca?

Você conhece a maca

A maca, planta semelhante à família do rabanete, é originária da América do Sul, próxima à região dos Andes, muito utilizada como alimento e em medicamentos caseiros para aumento do vigor físico.

Em estudos fitoterápicos, a maca tem sido descrita como um afrodisíaco para homens e mulheres, por seus efeitos positivos no aumento nos níveis de testosterona no organismo.

Segundo a fitoterapia, plantas adaptógenas (que apresentam potenciais curativos) possuem a propriedade de auxiliar o organismo a se adaptar às condições adversas do ambiente, aumentando a força e a resistência musculares.

Elas não tratam uma debilidade específica, mas revitalizam o organismo de maneira geral. O vegetal da maca, por exemplo, seria capaz de reduzir sintomas de fogacho (calor excessivo), tendência à depressão, ressecamento da pele, fadiga e sudorese.

Exceto para os alérgicos à planta, a maca não possui contra-indicações nem interações. Entretanto, seu uso não é recomendado para indivíduos que realizam terapias hormonais, inclusive anticoncepcionais.

Suas propriedades fitoterápicas podem se encontradas em produtos no formato de cápsulas, em casas de produtos naturais.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: saúde equilíbrio bem estar maçã fitoterapia