Vitamina C reforça a imunidade e reduz o estresse

vitaminacbeneficios

Foto - Shutterstock

A laranja é a fruta mais famosa quando o assunto é vitamina C. Mas outras opções como a pera portuguesa, uva Thompson, abacaxi e ameixa espanhola também oferecem os benefícios que ajudam na melhora da imunidade e redução do estresse.

De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, o consumo diário deve ser de três porções de frutas. De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti, Daísa Pinhal, a vitamina C é solúvel em água e aos poucos ela é eliminada pela urina.

"Como não é armazenada pelo organismo, precisamos ingeri-la várias vezes ao dia para garantir sua presença e seus benefícios. O consumo adequado deve ser feito com alimentos in natura frescos de época", completa.

Muitas são as pesquisas realizadas sobre os benefícios da vitamina C no organismo. Em relação à melhora da imunidade, estudo da Universidade de Helsink, na Finlândia, concluiu que boas quantidades do nutriente no organismo diminui a incidência de resfriados ou mesmo atenua seus sintomas em caso da doença se manifestar. A redução do estresse também foi analisada a partir da ingestão dessa vitamina em animais pela Universidade do Alabama.

Esses são apenas dois exemplos para justificar o consumo de alimentos ricos em vitamina C, que também contribui para o fortalecimento do sistema imunológico e auxilia na prevenção da anemia, já que a vitamina C intensifica a absorção do ferro.

Além das tradicionais frutas cítricas, a vitamina C pode ser encontrada em:

Pera Portuguesa:

Possui vitaminas do tipo A, C e do complexo B, ajudam na prevenção da hipertensão arterial e do envelhecimento da pele, além de possuir efeito anti-inflamatório.

Uva Thompson:

Rica em potássio, fibras e vitaminas A e C, ajuda na boa preservação da visão, desenvolvimento dos ossos e cabelos e é uma ótima aliada para prevenir doenças do coração.

Abacaxi:

Rico em vitamina C, betacaroteno e vitaminas do complexo B, contribui para uma boa digestão e funcionamento dos rins, além de ajudar no controle dos níveis de colesterol no sangue.

Ameixa Espanhola:

Possui vitamina C e vitaminas do complexo B, ajuda na nutrição da pele, corpo e cabelo.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: vitamina c frutas