Algumas velas aromáticas podem causar câncer

Apesar de parecerem inofensivas, as velas aromáticas podem representar risco para o sistema respiratório
velas perfumadas câncer

As velas perfumadas liberam substâncias tóxicas para o organismo. Foto: iStock/bhartia

Usadas frequentemente para dar um clima de romance aos ambientes, camuflar cheiros e "refrescar" os ares da casa, as velas aromáticas podem ser um perigo oculto. De acordo com o portal The Telegraph, o ato aparentemente inofensivo de acender uma dessas velas pode comprometer seriamente a saúde de quem inala o perfume, podendo causar até câncer!


Isto porque esse tipo de vela contém uma substância chamada limoneno, que reage com outros gases no ar e transforma-se em formaldeído, outro gás perigoso. Ainda segundo o jornal, o estudo que comprova esses perigos foi realizado pelo professor Alastair Lewis. Ele aponta que quando o formaldeído entra em contato com o ozônio presente no ar pode atingir níveis tóxicos que provocam cancros no nariz e na garganta. Dores de garganta, tosse, comichão nos olhos e sangramentos nasais também podem ser provenientes das velas aromáticas. 

velas perfumadas câncer

Foto: iStock/grina_bel

Em casos mais graves, o câncer é outra doença que pode ser desencadeada. Para evitar os efeitos o recomendado é abrir sempre as janelas e manter a ventilação e colocar plantas na casa, para renovar o ar.

Por Thamirys Teixeira

Comente