Vantagens da amamentação

A importância da amamentação

Dia 1º de agosto é dia da amamentação, por isso conscientize-se sobre este ato tão importante de cuidado e amor com seu bebê.

O próprio Ministério da Saúde faz questão de enfatizar a importância do aleitamento materno. Segundo o órgão, o tempo indicado para amamentação do bebê é até os seis meses de idade, a partir dai é recomendado à introdução de outros alimentos leves para suprir todas as necessidades de nutrientes que a criança precisa. Mas o aleitamento materno pode e deve continuar até os dois anos de idade ou mais.

As vantagens para o bebê são muitas. O leite materno contém todos os nutrientes de que a criança precisa nos primeiros seis meses de vida. Proteínas e gorduras mais adequadas para a criança, vitaminas, cálcio, sais e fósforo em quantidades suficientes e ainda protege o bebê de infecções e também contra alergias.

Por conter todos os nutrientes necessários para manter o bebê forte e saudável até o sexto mês de vida, as crianças amamentadas no peito têm maior resistência contra doenças da infância e seu sistema imunológico e seus músculos são fortalecidos, dando suporte para uma boa formação dentária e um bom desenvolvimento da fala.

Além disso, o ato de amamentar também traz vantagens para a mãe. Diminui o tempo de sangramento pós-parto e faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal, ajuda a mãe a voltar mais rápido ao peso anterior ao da gestação, pode reduzir a chance de câncer de ovário e de mama e aumenta o vínculo afetivo mãe-filho, entre outras vantagens.


Em razão dessa importância, muitas mulheres além de serem a favor do hábito, defendem seus direitos de amamentar os filhos em público, criando uma marcha denominada "mamaço". Confira no vídeo abaixo.

Por Jessica Moraes

Comente