Vacinas importantes para os adultos

Vacinas que os adultos devem tomar

Dupla tipo adulto (dT) - contra difteria e tétano

A Difteria é causada por uma bactéria, afeta o sistema respiratório e causa febres e dores de cabeça. A toxina da bactéria causadora do tétano compromete os músculos e leva a espasmos. Ferir o pé com prego enferrujado é uma das formas mais conhecidas de contágio.

Quem deve tomar - Todos, a cada dez anos

Quando tomar - A primeira parte da vacinação da dT é feita em três doses, com intervalo de dois meses entre a primeira e a segunda e entre a segunda e a terceira. Geralmente, essas três doses são tomadas na infância. Certifique-se olhando a carteira de vacinação. Depois delas, o reforço deve ser feito a cada dez anos

Tríplice-viral - contra sarampo, caxumba e rubéola

O sarampo se caracteriza por manchas vermelhas no corpo e transmitida por via respiratória. A caxumba é conhecida por deixar o pescoço inchado, também tem transmissão por via respiratória. A rubéola é caracterizada por aumento dos gânglios do pescoço e por manchas avermelhadas na pele, é mais perigosa para gestantes.

Quem deve tomar - Todos os nascidos a partir de 1960. O Ministério da Saúde considera que quem nasceu antes disso já foi vacinado ou já teve a doença

Quando tomar - O adulto deve tomar a tríplice-viral se ainda não tiver recebido as duas doses recomendadas para a imunização completa. Mulheres que pretendem ter filhos, não foram imunizadas ou nunca tiveram rubéola devem tomar a vacina um mês antes de engravidar

Vacina contra a hepatite B

A hepatite B é transmitida pelo sangue, em geral não apresenta sintomas. Alguns pacientes se curam naturalmente, em outros a doença pode se tornar crônica, podendo levar à cirrose.

Quem deve tomar - Todos os que não tomaram as três doses da vacina

Quando tomar - Gratuitamente, até os 19 anos ou em qualquer fase da vida caso o adulto faça parte de um grupo de risco (pessoas que tenham contato com sangue). Fora isso, qualquer adulto em clínicas particulares.

Pneumo 23 - doenças pneumocócicas

Entre os principais sintomas da pneumonia (inflamação dos pulmões), estão febre alta, suor intenso, calafrios, falta de ar, dor no peito e tosse com catarro.

Quem deve tomar - Adultos com doenças crônicas em órgãos como pulmão e coração -alvos mais fáceis para o pneumococo. É preciso ir a um centro especializado, como o Hospital das Clínicas e a Unifesp. Endereços no site www.cve.saude.sp.gov.br

Quando tomar - Quando o adulto for portador de doença crônica

Vacina contra a febre amarela

A febre amarela é transmitida por mosquito, tem como principais sintomas febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, dores no corpo, icterícia (pele e olhos amarelados) e hemorragias.

Quem deve tomar - Pessoas que estiverem em áreas de risco ou com viagem marcada para essas regiões. São elas: zonas rurais no Norte e no Centro-Oeste do país e alguns municípios dos Estados do Maranhão, do Piauí, da Bahia, de Minas Gerais, de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Mais de 120 países exigem o certificado dessa vacinação.

Quando tomar - Pessoas que morarem em locais de risco devem tomar a vacina a cada dez anos, durante toda a vida. Quem for para uma dessas regiões precisa ser vacinado pelo menos dez dias antes da viagem.

Vacina contra o influenza - gripe

A gripe é transmitida por via respiratória, leva a dores musculares e a febres altas. Seu ciclo costuma ser de uma semana.

Quem deve tomar - Maiores de 60 anos nos postos de saúde ou qualquer adulto em clínicas particulares


Quando tomar - É possível se vacinar em qualquer época. Quem preferir, pode esperar os meses de campanha de vacinação dos idosos

Para receber a dose de qualquer vacina descrita, é necessário levar documento de identidade.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: saúde equilíbrio bem estar vacinas