Útero virado pode levar à endometriose?

Entenda mais sobre a endometriose e como o útero retrovertido pode influenciar na patologia.
utero retrovertido

Foto - Shutterstock

Cerca de 25% das mulheres nascem com o útero virado para trás e não para frente  como deveria ser. No entanto, isso não impacta em quase nada na condição física da mulher, mas pode estar relacionado a alguns problemas internos, como a endometriose.

A endometriose é uma doença inflamatória crônica que acontece quando as células do endométrio migram em sentido oposto e se implantam nos ovários, tubas uterinas, na cavidade abdominal, intestino e bexiga, ao invés de serem expelidas durante a menstruação. A ginecologista e obstetra Erica Mantelli explica que nos casos de útero retrovertido, há maior dificuldade do escoamento da menstruação em direção ao colo do útero e meio externo, favorecendo a endometriose.

Os sintomas podem ser diversos, como cólica menstrual, dor pélvica, dor durante a relação sexual e infertilidade."O tratamento inclui uso de anticoncepcionais, medicamentos hormonais, cirurgia para retirada do foco de endometriose e em alguns casos, suspender a menstruação", completa a especialista. O diagnóstico é feito por meio de ultrassonografia, ressonância magnética e videolaparoscopia.

Útero retrovertido e gravidez

Fora a endometriose, o útero invertido não apresenta outros problemas graves, mas pode gerar alguns incômodos. "As mulheres com essa formação têm mais dor pélvica, cólica, dor durante ato sexual, dificuldade para engravidar, dor ao urinar e evacuar", afirma Erica.

Quem possui o órgão em uma posição diferente pode ter dificuldades para engravidar por causa da passagem do espermatozoide. "O útero retrovertido dificulta a gravidez, mas não a impede. Algumas mulheres podem sentir dores ao urinar e evacuar durante todo esse período", reforça a especialista. Dessa forma entre o terceiro e quarto mês, mulheres grávidas podem ter dificuldades para urinar, mas passada essa fase, ela continua naturalmente.


Por Caroline Sarmento

Comente

Assuntos relacionados: endometriose útero