Use e abuse do ar-condicionado, mas com sabedoria!

Um aparelho doméstico indispensável no verão é o ar-condicionado. É ele que proporciona temperatura agradável e refrescante, principalmente, para quem trabalha ou mora em ambientes quentes e fechados. Mas para trazer conforto, é muito importante que ele seja utilizado de forma correta e tenha manutenção e limpeza freqüentes.

Fungos, bactérias e ácaros são os grandes vilões do ar-condicionado, porque se acumulam nos ductos do aparelho e se proliferam no ar. E como o ar refrigerado resseca as mucosas nasais, deixando-as vulneráveis, eles podem invadir mais facilmente as vias aéreas criando lesões inflamatórias e infecciosas, como resfriados e pneumonias.

Para o Dr. Rafael Stelmach, da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), “o ideal é que a temperatura esteja entre 20º e 22ºC. Abaixo disso, o ar frio favorece a proliferação de vírus que causam os resfriados e as gripes”

Para evitar malefícios maiores, o ideal é manter o ar-condicionado sempre limpo. Faça a limpeza dos filtros em casa mesmo. Os fabricantes recomendam que esse procedimento seja feito utilizando um aspirador de pó ou água fria com sabão neutro, nunca água quente, consulte o manual do seu aparelho antes. Com a utilização diária, repita o processo de limpeza quinzenalmente, mas, se a sujeira não for no filtro, e sim na máquina é necessário chamar um técnico.

Comente

Assuntos relacionados: verão saúde ar condicionado