Triglicérides: 10 alimentos proibidos

Ovo, manteiga, produtos enlatados e açúcar são alguns dos alimentos que devem passar longe da mesa de pessoas com alto nível de triglicérides.
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Poucas são as pessoas que dão importância para os altos níveis de triglicérides quando diagnosticadas. Acreditam que só a base dos remédios, eles estão controlados. É importante que tudo aquilo que for colocado na boca, seja revisto junto a uma nutricionista. Afinal, nem todos os alimentos são indicados para quem sofre com a hipertrigliceridemia, doença na qual a concentração de triglicerídeos no sangue se eleva acima dos valores normais.


A ideia de se privar de determinados alimentos pode parecer enlouquecedor, mas diante de tantas possibilidades de complicações, entre elas, a cardiovascular, não comê-los é o melhor remédio.

Alimentos que devem ser evitados por pessoas diagnosticadas com triglicérides alto:

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  • Carnes com gordura;
  • Manteiga ou margarina;
  • Ovo: Não mais do que três unidades por semana;
  • Frutas, como abacate, coco;
  • Açúcar;
  •  Farinhas brancas ou refinadas;
  • Confeitaria;
  • Doces;
  • Maionese, chantilly;
  • Molhos prontos, caldo de carne;
  • Crustáceos (camarão, lagosta), frutos do mar;
  • Frios (presuntos, mortadela, etc.);
  • Miúdos (fígado, coração, rim);
  • Enlatados (salsicha, linguiça);
  • Leite integral, tipo A ou B, queijos gordurosos (amarelos e requeijão);
  • Bebidas alcoólicas.
  • Hábitos para ajudar a manter o nível saudável de triglicérides:

    triglicerides saúde

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    Mantenha um peso saudável:

    Pergunte ao seu médico qual é o peso ideal para você. A boa notícia é que uma pequena perda de peso (de três a cinco quilos) já pode gerar uma grande redução nos seus níveis de triglicérides.

    Diminua as calorias:

    As calorias extras são convertidas em triglicérides e armazenadas como gordura. Reduzir a quantidade calorias que você consome irá reduzir os triglicérides.

    Evite alimentos açucarados e refinados:

    Os carboidratos simples, como refrigerantes, bolachas e alimentos feitos com farinha branca podem aumentar os triglicérides.

    Escolha gorduras saudáveis:

    Troque a gordura saturada encontrada em carnes pela gordura monoinsaturada encontrada em plantas, tais como azeite, amendoim e óleo de canola. Substitua carne vermelha por peixes ricos em ácidos gordos omega-3 (como bacalhau, salmão, sardinha e atum).

    Cuidado com a quantidade álcool:

    O álcool é rico em calorias e açúcar e tem um efeito particularmente potente em triglicérides. Mesmo pequenas quantidades de álcool podem aumentar os níveis de triglicérides.

    Mexa-se:

    Além de uma alimentação balanceada, fazer atividades físicas regularmente pode queimar o excesso de triglicérides e aumentar colesterol “bom”. De acordo com a empresa farmacêutica Pfizer, o ideal é tentar fazer pelo menos 30 minutos de exercícios por dia.

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    Por Kelly Jamal

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