Tosse seca requer cuidados especiais

tosseseca

Foto - Shutterstock

O tempo frio e seco facilita a irritação das vias aéreas e pode levar aos quadros de tosse seca e irritativa. A população de grandes centros urbanos está mais exposta ao contato direto substâncias agressivas aos pulmões que pode agravar ainda mais os casos desse tipo de tosse.

Além de fatores ambientais, a tosse seca também pode ser provocada por infecções virais comuns como resfriados e gripes. Ela geralmente se inicia de forma leve e piora com o tempo, e se torna mais irritativa e intensa, especialmente à noite.

Segundo o Dr. Alberto Coimbra, médico pneumologista e membro da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) e da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a tosse, quando mais frequente ou mais associada ao tempo frio e seco, pode significar uma maior sensibilidade às variações de temperatura.

"Isto é muito frequente em portadores de asma brônquica, rinites alérgicas e fumantes, o que não quer dizer necessariamente que essas sejam as únicas causas da tosse", observa o médico.

Para prevenir e amenizar a tosse seca durante o frio é importante evitar mudanças bruscas de temperatura - quando se toma banho quente, por exemplo, é interessante se vestir ainda no banheiro - e se manter sempre hidratado. Além disso, evitar aglomerações, lavar sempre as mãos ou levá-las a boca quando for tossir é de grande utilidade para evitar a propagação de doenças viróticas que também trazem a tosse.

A utilização de medicamentos para tosse deve feita com cuidado. "É importante o acompanhamento de um médico dado que imprevistos que podem ocorrer durante a evolução dos quadros clínicos da tosse, especialmente em pacientes mais sensíveis, como aqueles que apresentaram doenças pulmonares anteriores ao aparecimento do sintoma", alerta.

É também recomendável o uso de substâncias antioxidantes específicas, já que esses medicamentos podem auxiliar na redução dos efeitos nocivos da poluição agravada nos meses frios.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: inverno gripe tosse resfriado