Tontura – 5 formas de fazer ela passar

tontura

foto: Shutterstock

Anemia, pressão baixa, enxaqueca, vários são os fatores que podem desencadear uma tontura. Se você costuma ter crises rápidas de tontura esporadicamente, veja 5 maneiras de fazê-la passar. Mas caso os sintomas persistam e a tontura apareça com mais frequência, não demore em consultar um médico!

Ingerir sal 

Ingerir sal ou alimentos bastante salgados, como azeitonas, é eficaz no combate a tonturas decorrentes da queda de pressão arterial. Ele ajuda a reter água no organismo e o aumento do volume sanguíneo faz com que o fluxo arterial aumente, elevando a pressão.

Beber água 

A água também pode ajudar a elevar a pressão já que aumenta o volume de líquidos no corpo. 

Comer um doce

Se o problema não for queda de pressão e a tontura não sumir com sal ou água, o problema pode ser hipoglicemia ou queda da taxa de glicose no sangue. A glicose é o principal combustível do corpo e sua falta afeta inclusive a transmissão de informações no cérebro, causando a tontura. Para obter uma glicose rápida, recorra a carboidratos simples, como frutas, chocolate, doces em geral.

Sentar 

Levantar muito rápido também pode causar tontura. Já aconteceu com você? Isso ocorre devido a hipotensão postural, que é uma queda brusca da pressão arterial quando seu corpo retoma a posição ereta. Nesse caso o melhor recurso é sentar até passar a tontura. E se levantar de novo suavemente.

Elevar as pernas 

A hipotensão (pressão baixa) pode estar associada também a problemas circulatórios. Por isso alguns especialistas recomendam que se a tontura não passar, o ideal é deitar-se e elevar as pernas, que acabam facilitando retorno sanguíneo dos membros inferiores, melhorando a circulação.


Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: tontura saúde