Tomar sol pela manhã pode ajudar a emagrecer, diz estudo

solmanhãemagrecer

Foto - Shutterstock

Tomar sol pela manhã pode ajudar a emagrecer, mandando embora os quilinhos extras, sabia? A conclusão veio de um novo estudo, feito pela Northwestern University Feinberg School of Medicine, publicado na revista "PLOS ONE".

No estudo, 54 pessoas usaram um monitor de pulso durante 7 dias. Eles também tiveram que manter diários alimentares para gravar a sua ingestão calórica. Depois do tempo estipulado, os pesquisadores concluíram que as pessoas que receberam mais luz solar pela manhã apresentaram IMC mais baixo.

E isso foi independente da idade, de quão ativo eles eram, e do que eles comeram.

Mas afinal, por que os raios solares ajudam a emagrecer? Há duas possíveis respostas para isso. Expondo-se à luz no início da manhã ao invés de no final do dia sincroniza o relógio interno do corpo, o que significa que você está mais propenso a ter uma programação natural e constante de sono. Por sua vez, esse horário de sono ajuda a regularizar seu metabolismo, fazendo-o funcionar de forma mais eficientemente, levando à perda de peso.

Outra razão é o tipo de luz. Os raios solares da manhã são mais fortes que os raios do final da tarde, pois contêm mais quantidade de luz azul (um tipo de radiação semelhante aos raios UVA e UVB) , responsável pelo ciclo circadiano (ciclo biológico baseado nas ações da natureza). Se você gostou da ideia, passe a tomar de 20 a 30 minutos de sol, entre 8h e 12h.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: emagrecer pesquisa dieta sol