Tire suas dúvidas sobre varizes

varizes

Foto - Shutterstock

As varizes ainda são muito temidas pelas mulheres, uma vez que elas detonam o visual e dependendo da gravidade pode até comprometer a autoestima.

Elas surgem por diversos fatores, um deles é que o corpo tem artérias com a função de levar o sangue do coração para outras extremidades como pernas, e as veias têm pequenas válvulas que se abrem para a passagem do sangue e se fecham para impedir o seu retorno. Quem tem varizes, essas válvulas não funcionam adequadamente e deixam o sangue ficar parado dentro das veias, o que provoca o contorno dos vasos.

É importante ter o conhecimento que existem varizes, que são veias dilatadas, com volume aumentado e se tornam tortuosas e alongadas com o passar do tempo. Segundo o Dr. Fernando Bacalhau, cirurgião vascular , ainda tem as microvarizes que são intradérmica, superficiais e, por esse motivo, possuem uma coloração arroxeada. "Ambos os tipos são frequentes em mulheres" complementa.

Um dos principais responsáveis pelo surgimento das varizes é o hereditário ou genética que pode provocar uma diminuição da resistência das paredes das veias. Outra causa é o fator hormonal. "Na mulher, por exemplo, o quadro de varizes pode está associado a alteração de hormônios como o estrogênio. Quem toma anticoncepcional tem o estrogênio alterado, por isso, o anticoncepcional não deixa de ser um fator agravante para as varizes", ressalta.

As pílulas anticoncepcionais são compostas de dois hormônios: etinilestradinol (estrógeno) e progestágenos (progesterona). "A progesterona pode gerar a vasodilatação, o que contribui para as varizes. No entanto, as varizes só causam problemas em mulheres que consomem a pílula e que já possuem predisposição genética", esclarece o especialista.

Como combater as varizes?

- Evite o excesso de peso e faça uma alimentação balanceada;

- Salto alto pode atrapalhar a circulação do sangue, por isso, opte pelos saltos médios;

- Antes de começar um tratamento com pílula anticoncepcional, consulte um médico e peça maiores explicações;

- Não permaneça o dia inteiro na mesma posição. Se for inevitável, caminhe um pouco, isso irá ajudar a liberar e estimular a circulação sanguínea;

- Se precisar use meias elásticas;

- Evite o cigarro;

- Jamais trate as varizes sem o acompanhamento de um cirurgião vascular.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: varizes estrogênio