Tire as dúvidas sobre a cirurgia de implante de silicone

dúvidas silicone

Que a cirurgia de implante de silicone é a mais popular entre as mulheres, não há dúvida. Mas ainda existem muitas dúvidas e mitos quando se trata do procedimento, de qual médico escolher e quando se deve fazer a cirurgia.

Com o objetivo de desmistificar o implante de silicone, o doutor Tárcio Caetano, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, comenta a respeito das principais dúvidas sobre este procedimento:

- A partir de qual idade é possível fazer a colocação de implante mamário? Qualquer mulher pode colocar?

"O ideal é fazer a colocação do implante após os 18 anos, porque o corpo já está desenvolvido e a mulher já tem autonomia para fazer a escolha. E sim, qualquer mulher pode fazer a colocação de implante mamário, desde que esteja saudável. Vale ressaltar que a cirurgia tem forte impacto psicológico, melhorando a autoestima".

- Posso amamentar com o implante de silicone?

Com certeza! "Se o implante for colocado abaixo da glândula mamária (subglandular), abaixo da fascial muscular (subfascial) ou abaixo do músculo grande peitoral (submuscular), o silicone não fica em contato com o leite. Dessa forma, não há problemas com a amamentação." Vale destacar que a amamentação não é permitida só quando a cirurgia é feita pela via areolar.

- É possível fazer a mamografia usando implante? Ele atrapalha o resultado?

É possível sim. "A colocação do implante mamário de silicone não interfere no exame de mamografia. Nós pedimos para que as pacientes sempre avisem à equipe responsável pelo exame que possuem o implante. Além disso, aconselhamos para que elas façam anualmente o ultrassom das mamas e a mamografia digital como forma de acompanhamento do estado do silicone".

- Preciso trocar o implante depois de algum tempo?

Não há um prazo de validade definido, mas um bom implante faz toda a diferença. "Antigamente, costumava-se fazer a cirurgia de troca a cada 10 anos. Hoje, com os implantes de alta qualidade, precisamos fazer a troca apenas quando o material apresenta algum desgaste natural de uso".

- Corro o risco de ficar com um resultado artificial? E a cicatriz é muito visível?

"Um bom cirurgião plástico avalia as características da paciente, como estrutura física e estilo de vida e escolhe o implante que mais se adequa a cada uma, para um resultado satisfatório para a mulher. Sobre a cicatriz, ela se torna praticamente imperceptível".

A escolha do cirurgião plástico também é muito importante para alcançar os bons resultados. Por isso é muito importante escolher um profissional que faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). É possível consultar o nome do médico no próprio site da instituição.


- Depois de quanto tempo após a cirurgia posso retomar minhas atividades normais?

"A partir de 15 dias a paciente já pode retomar sua rotina normal, porém para atividades mais pesadas, como levantar peso, é necessário aguardar a recuperação completa que acontece por volta de 120 dias", afirma. Esse período deve ser levado a sério, pois o momento da recuperação também é determinante para um resultado mais adequado e seguro.

Por Lívany Salles

Comente

Assuntos relacionados: saúde silicone bem estar dúvidas implante