Tipos de depressão

Tipos de depressão

A depressão custa caro ao estado e a pessoa que ela acomete, mas existem vários tipos de depressão. O Vila Equilíbrio mostra para você os tipos de depressão, listados pela psiquiatra Alexandrina Meleiro, doutora em medicina pelo departamento de psiquiatria Faculdade de Medicina da USP. "A Organização Mundial da Saúde (OMS) calcula que 340 milhões de pessoas sofram de depressão em todo mundo", informou Alexandrina.

Abaixo, os tipos de depressão:

Transtorno depressivo maior, depressão maior ou depressão unipolar - É o quadro mais comum da doença e compromete significativamente as atividades cotidianas. O paciente apresenta, por duas ou mais semanas, pelo menos quatro dos seguintes sintomas: humor deprimido, perda de interesse em atividades antes prazerosas, insônia ou sonolência excessiva, falta de concentração e dificuldade em tomar decisões, agitação ou lentificação dos movimentos, alterações no peso e apetite, fadiga, sensação de inutilidade e pensamentos de morte ou suicídio.

Transtornos bipolares ou depressão bipolar - Além dos episódios de depressão maior, o paciente também apresenta alternadamente exacerbação física e mental, com desmedida auto-estima e irritabilidade (estado de mania).

Transtorno distímico - Sintomas depressivos e persistentes (por mais de dois anos) geralmente mais leves.


Transtorno depressivo Estado Misto - Os sintomas depressivos se alternam com sintomas de mania, porém mais brandos.

Sentindo qualquer sintoma de depressão busque orientação, a depressão precisa ser tratada.

Por Catharina Apolinário

Comente