Timidez feminina pode resultar em prisão de ventre

Mulheres se privam de usar banheiros públicos
timidez-prisão-ventre

Foto - Shutterstock

Nada pior do que sofrer de prisão de ventre. Este problema frequente entre as mulheres ocorre não só por motivos biológicos como hormonais. O que muita gente não sabe, é que a timidez pode interferir no funcionamento do organismo.

“A maior parte das garotas ainda fica envergonhada, quando precisa usar o banheiro fora de casa. Tanto que o intestino de muitas delas simplesmente para de funcionar quando vão trabalhar, viajar ou dormir na casa de amigas, namorados ou familiares, por exemplo”, revela o gastroenterologista do Hospital do Coração (HCor), Dr. André Siqueira Matheus.

Esse tipo de comportamento pode trazer graves prejuízos à saúde, já que a alteração do hábito intestinal, além de estar relacionada com diferentes doenças do aparelho digestivo, provoca inchaço, aumento do abdome e pode causar dificuldade ou dores na hora de ir ao banheiro.

“Evacuar pouco ao longo da semana ou apresentar evacuações com fezes muito endurecidas já caracteriza o quadro de constipação intestinal. Por isso, é fundamental que as mulheres percam a timidez e tentem utilizar o banheiro sempre que precisarem”, afirma.

O médico explica que o mau funcionamento do intestino está associado com problemas, como diverticulites, hemorroidas, fissuras anais e até câncer intestinal. Fatores como ciclo menstrual, gravidez, menopausa e idade avançada também contribuem com a maior frequência de constipação intestinal em mulheres.


Por Vila Mulher

Comente

Assuntos relacionados: prisão de ventre timidez