Teste de consumo de drogas

Teste de consumo de drogas

Divulgação

Já existe um aparelho portátil capaz de fazer testes para verificar o consumo de diferentes tipos de drogas em apenas um exame e que pode ser usado nas estradas, como o bafômetro.

Este equipamento, que ainda é um protótipo desenvolvido pela Philips e a inglesa Concateno, identifica cinco grupos diferentes de drogas, incluindo cocaína, heroína e maconha, a partir de apenas uma amostra de saliva. O procedimento é rápido, realizado em 90 segundos, o que o torna ideal para testar motoristas suspeitos de consumo de drogas ou substâncias proibidas, quando um resultado rápido e correto é essencial.

Os sistemas de testes atuais levam até cinco vezes mais tempo e apontam apenas um grupo de droga de cada vez. Esta nova tecnologia não será aplicada apenas em testes de detecção de drogas nas estradas, a Philips acredita que o produto tem uma grande variedade de aplicações, como na emergência de um hospital em que o diagnóstico rápido pode fazer uma grande diferença no tratamento para salvar vidas.

O novo aparelho deve começar a ser entregue a clientes selecionados no segundo semestre de 2009.

Embora não seja parâmetro de comparação com os bafômetros utilizados pelas autoridades oficiais, outro equipamento portátil que também já está no mercado é um mini-bafômetro Safe Drive na versão digital.

Minibafômetro

Divulgação

Com tamanho compacto em um formato semelhante a um Ipod, o Safe Drive Digital, vendido pela TimeVision, pode ser usado em qualquer momento e em qualquer lugar, em um método simples e rápido de análise de concentração de álcool no organismo. O abuso registrado pelo produto dá um alerta ao usuário, que fica sabendo rapidamente o resultado do sopro.

Por Karina Conde

Comente