Tensão Pré Nupcial de Kate Middleton

Tensão Pré Nupcial de Kate Midleton

Foto/ Reprodução Just Jared

O casamento mais comentado do século é capa de todos os jornais e revistas, além dos principais sites britânicos, e internacionais. E com todos os olhos voltados para a futura princesa, alguns jornais comentam com preocupação a redução do anel de noivado de Kate devido ao seu emagrecimento repentino. Kate estaria usando dois números abaixo de seu tamanho normal, segundo "especialistas", afirma o site da BBC Brasil. E a Tensão Pré Nupcial que atinge muitas mulheres pode ser a causa disso.

A suposta perda de peso nas semanas anteriores ao casamento gerou especulações sobre prováveis dietas feitas por Kate. Editores especializados em realeza afirmam que não se trata de nada além de ansiedade pré-casamento. A BBC publicou a visão da editora da revista Majesty, Ingrid Seward, ao The Mirror: "Provavelmente, o que está causando a perda de peso é a adrenalina. Acho que ela está muito nervosa".

Algumas comparações com a princesa Diana foram inevitáveis ao se recordar dos distúrbios alimentares que ela sofria. A psicóloga Dirce Perissinotti, do Centro de Neurocirurgia Funcional do Hospital 9 de Julho afirma que é comum desenvolver alguma tensão ou sintoma relacionado ao estresse diante de mudanças de condição de vida.

"As mulheres podem sim diante do desempenho de um novo papel social desenvolver alguma tensão, o que em si não há nada errado, afinal, a tensão e angustia fazem parte da vida e nos serve para nos organizarmos diante de situações novas. Nas mulheres o estresse pré-nupcial, no geral, fica mais restrito ao preparo do rito em si, enquanto que nos homens é mais frequente que a questão se refira à sua mudança de posição familiar e social", explicou a psicóloga.

Segundo Dirce, caso o aumento no nível de estresse se torne insuportável os indivíduos devem buscar ajuda profissional, porém, a Tensão Pré Nupcial não se traduz em patologia, mas sim em uma crise reacional.

"Isso pode, dependendo de fatores genéticos e de aprendizagens anteriores, chegar a eclodir algum sintoma que até então estava mais encoberto, pois as mudanças de situação de vida como o primeiro namoro, primeiro casamento, primeiro emprego, nascimento de um filho ou mesmo perda de entes queridos nos colocam à prova exercendo efeito de confronto com a realidade e tudo aquilo para o qual nos "preparamos" até então. Assim, nestes momentos nossos mecanismos adaptativos são "checados" e redirecionados para que possamos nos adaptar com menos sofrimento" ressaltou a especialista.


Com certeza a mudança na vida de Kate será grande, e as responsabilidades, pressões e exposição são pontos que trazem grande desconforto. Mas diferente de Diana, a mídia afirma que Kate é segura e teve tempo de se preparar. Mas cá entre nós, há momentos que toda preparação é pouca. Imagina casar-se com o futuro rei da Grã-Bretanha e ser o tempo todo comparada a princesa mais querida do mundo.

Por Catharina Apolinário

Comente

Assuntos relacionados: saúde bem estar casamento real ansiedade