Técnica de respiração para energizar

Técnica de respiração para energizar

Foto: reprodução/ Corbis

Parece meio estranho dizer que devemos aprender a respirar. Afinal, é uma ação automática que fazemos durante todo nosso ciclo de vida. Porém, respirar exige técnica, sim, que em vários momentos pode ajudar a lidar com o estresse ou dar mais vigor durante as diversas atividades que desempenhamos no dia a dia.

Uma delas vem do Yoga e se chama kapalabathi. É semelhante à respiração cachorrinho, só que feita pelo nariz. Para fazer é fácil: sente-se em uma posição bem confortável. Observe a sua respiração e contraia e solte o abdômen conforme inspira e expira. Depois comece a respirar pelo nariz de forma rápida, mantendo a contração e descontração abdominal, como se tivesse dando leves soquinhos no estômago. Faça por poucos minutos e depois volte a respiração normal. A sensação é de uma leve queimação no estômago, por isso, é conhecida também como respiração do fogo.

A kapalabati auxilia na limpeza dos pulmões, acalma o centro respiratório e massageia e tonifica as vísceras, principalmente o tubo digestivo e glândulas anexas, aumentando o peristaltismo intestinal e evitando a prisão de ventre. Além disso, o movimento forte do diafragma ajuda a liberar as emoções retidas (raiva, choro, ansiedade, angustia).


Faça pela manhã, para ativar o cérebro e se preparar para a jornada diária, e sinta os benefícios no organismo.

Por Lívany Salles

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