Suor colorido é normal?

O suor é a maneira pela qual o corpo mantém a sua temperatura interna. Existem dois tipos de glândulas sudoríparas em nosso corpo, as glândulas écrinas: são encontradas em toda superfície do corpo, especialmente na testa, palma das mãos e sola dos pés e excretam principalmente água e sais. Essas glândulas desempenham um importante papel na regulagem da nossa temperatura interna.

Já as glândulas apócrinas: são encontradas ao redor dos órgãos genitais, mamilos e axilas e são desencadeadas por respostas emocionais. Contém água, gordura e resíduos de nosso metabolismo corporal.

O suor pode ter diversas cores e cada cor tem um significado. A Cromidrose é uma rara condição na qual a pessoa excreta suor colorido. A quantidade, localização e cor do suor excretado ajudam a diagnosticar o tipo de cromidrose.

A cromidrose apócrina resulta em suor amarelo, verde, azul, preto e marrom, devido à produção exagerada de lipofucsina , pigmento produzido pela degradação das gorduras. O diagnóstico é simples. O dermatologista examina o suor e a roupa manchada com a lâmpada de Wood (espécie de luz negra), a lipofucsina fica fosforescente na luz, revelando sua causa. Não requer tratamento, não é uma doença é uma situação individual.

Há pessoas que apresentam predisposição genética para produzir suor colorido, é mais comum na raça negra, surge na puberdade e desaparece 15 a 20 anos depois.

Outra causa de manchas azuis ou verdes nas roupas, pode ser a interação do suor com os diferentes tipos de tecidos e cores dos mesmos (a roupa desbota na pele), relata a dermatologista.

Manchas brancas- é o resultado da cristalização do sal presente no suor (a água evapora deixando o sal na roupa).

Suor alaranjado-tratamento com alguns antibióticos como a rifampicina

Suor amarelado- Uso de vitaminas do complexo B

Suor avermelhado- Ingestão de alguns corantes de alimentos

Nestes casos a suspensão da substância causadora, reverte os sintomas.


Situações que precisam de tratamento:

Suor amarelo,vermelho ou marrom- quando causado por fungos ou bactérias. Tratamento com antimicóticos ou antibióticos orais e locais. As roupas também devem ser bem lavadas, para não oferecer riscos de transmissão.

Suor preto- pode ser causado por alguns tipos de câncer em estágio avançado, como por exemplo o melanoma.

Suor azul- Contaminação por metais, principalmente o cobre.

A Dr. Daniela Graff é dermatologista, colunista sobre saúde da pele.

Comente

Assuntos relacionados: saúde pele suor metabolismo