Soja: um alimento completo

Conheça os benefícios da soja

Aproveite os benefícios da soja, considerada um alimento completo. Foto: © Ocean/Corbis

A soja é conhecida pelos vegetarianos que se beneficiam do seu alto teor de proteína, e assim podem ter a ajuda preciosa na hora de substituir parte da proteína animal, obtida com o consumo de carne na alimentação.

Ela também possui a Isoflavona, um fitohormônio, ou seja, um hormônio de origem vegetal, que age melhorando o estado das mulheres da menopausa e substituindo os hormônios femininos que deixam serem produzidos.

Para entender a extensão do bem que a seja faz para as mulheres fomos conversar com a nutricionista Gisele Pavin, coordenadora de Nutrição e Saúde da Unilever: "Estudos clínicos mostram que as isoflavonas são de fato diferentes do estrogênio (hormônio feminino). Por exemplo, o estrogênio estimula o tecido das mamas e o tecido vaginal, enquanto as isoflavonas não surtem nenhum desses efeitos, ao contrário, estudos sugerem que o consumo de isoflavonas na infância reduz o risco de câncer de mama durante a fase adulta".

A isoflavona ajuda a combater os calores, as mudanças bruscas de humor e a insônia, daí sua fama boa entre a ala feminina. A soja também é chamada de alimento completo e você vai entender o motivo. O grão foi descoberto há mais de 5 mil anos e desde então vem sendo utilizado de diversas formas.

A soja também participa da reparação dos tecidos e formação de enzimas e hormônios. Outro benefício é a prevenção da osteoporose, já que a soja é responsável por manter o osso saudável. Mas não adianta consumir a soja somente depois dos 35 anos, o ideal é que ela seja parte da dieta durante toda a vida: "Estudos também mostram que o efeito na redução do risco do câncer de mama é potencializado quando as mulheres consomem soja desde a infância", complementou Gisele.

E ainda não acabaram as qualidades: a soja possui baixo percentual de gordura e pode ser ingerida em saladas, em bebidas que contém soja na formulação, em patês etc.

Os pesquisadores vivem descobrindo novidades boas sobre essa amiga das mulheres - ela também é fonte de vitamina E que combate o envelhecimento, além de conter saponina que previne esclerose das artérias e a lecitina que ativa as células do cérebro.

Então já sabe, coloque a soja no seu cardápio. Que tal amanhã mesmo?


Por Giseli Miliozi

Comente